Skip to content
terça-feira, 2 de agosto de 2016

Engenheiros Chineses projetam ônibus que passa por cima de carros



Você alguma vez já imaginou o transporte coletivo e o transporte privado coexistindo sem a necessidade de se reduzir um para aumentar o outro? E se você colocasse água do mar no tanque do seu carro? Que tal ruas com sinalizações de segurança inteligentes e completamente sustentáveis? Pois é. Está na hora de a engenharia te mostrar como ela ignora a ideia de "impossível".

A china é o pais mais populoso mundo. O país tem nada mais do que 1 378 857 055 habitantes, dos quais 706 940 012 vivem em cidades. Só Pequim comporta 11,5 millhões de habitantes, pouco mais que a capitão do estado de São Paulo.

Visto todos esses dados demográficos, parece inevitável que a cidade não se torne um imenso estacionamento. Então a solução seria restringir o uso de carros? O engenheiro Zhiming, engenheiro encarregado do projeto TEB, nos mostra uma segunda via.

O ousado projeto de transporte público chamado “ônibus aéreo”,  se move como um metrô, mas por conta de sua elevação, corta o trânsito, que continua normalmente por baixo.

Como este problema ocorre em muitos centros urbanos, esse transporte seria uma solução muito viável. Os trilhos seriam instalados nas laterais das vias e o ônibus “aéreo” se locomoveria por cima de outros carros. Engenheiros afirmam que a construção do Transit Elevated Bus (TEB) seria mais barata do que outros tipos de transportes, o custo não seria nem 1/5 da construção de um metrô
A (TEB) foi exposta na China Beijing International High-Tech Expo. O ônibus “aéreo” promete transportar até 1.200 pessoas e, segundo seus criadores, até o final do ano o projeto já será implantado, em Qinhuangdao City, na província de Hebei, norte da China.
Veja o vídeo do projeto abaixo.

Referências:
http://engenhariae.com.br/tecnologia/china-cria-onibus-gigante-que-podera-aliviar-transito/
http://quatrorodas.abril.com.br/materia/projeto-de-onibus-aereo-pode-ser-opcao-para-aliviar-transito-na-china