sexta-feira, 18 de março de 2016

World Trade Center - PATH Station: A estação de 4 bilhões de dólares

Próximo das antigas Torres Gêmeas, a mais nova estação de trem de Nova York gera duas sensações. A primeira de admiração, visto que o projeto é belíssimo, com técnicas de engenharia e desenhos arquitetônicas ousados, e a segunda de indignação, já que o custo das obras chegam a 4 bilhões de dólares.


World Trade Center - PATH Station

Inaugurada semana passada, com mais de 7 anos de atraso, a obra majestosa em uma das maiores cidades do mundo causa deslumbre aos olhos. A construção se iniciou em 2006, e a arquitetura é do espanhol Santiago Calatrava que também assina o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A inspiração, segundo ele, vem do voo de um pássaro, numa alusão a pomba da paz, visto a tragédia no local em 11 de Setembro de 2001.


Construção da estação


A construção conta com um pé-direito de mais de 50 metros e é possível ver em diversos pontos que ainda não está finalizada, com andaimes e trabalhadores no local dando os últimos retoques. A estrutura de aço e vidro junto de muito branco enobrece o espaço o tornando mais um ponto turístico da cidade.

Destaque para os prédios do Completo World Trade Center

A população americana vem discutindo o preço da obra e questionando-se da real necessidade deste gasto dentre tantas prioridades. A obra, por exemplo, não representa um polo de transportes na cidade, será apenas a 18º estação em termos de movimento.  

A razão para esse valor alto pode ser a complicação dos projetos de Santiago Calatrava. Já os trabalhadores afirmam que o furação Sandy foi um dos grandes culpados tanto para o atraso quanto o aumento de custo da obra.

Saguão Principal chamado de Oculus

O complexo é composto de um emaranhado de interligações subterrâneas entre outras estações de metrô de Nova York e trem suburbanos PATH para Nova Jersey. Tais interligações não serão gratuitas e estão inacabadas mesmo com a inauguração do local. A estação ainda contará com um Shopping Center de 34 mil m².

Memorial das Vítimas de 11 de Setembro, ao fundo a estação
Dentre todos esses problemas fica a lição de uma obra com falta de planejamento adequado e excesso de gasto de dinheiro público, já que a centenária Grand Central, em valores atualizados, custou o equivalente a metade desse valor e até hoje é considerada a maior estação ferroviária do mundo.

Grand Central