terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mola Structural Kit: Uma nova maneira de estudar estruturas






Por muito tempo, estudar estruturas foi algo maçante e pouco visual. Hoje, um arquiteto decidiu mudar isso. 

Márcio Sequeira de Oliveira, arquiteto e mestre em estruturas de aço pela UFOP, iniciou em 2005 um projeto inovador: o Mola. Capaz de representar de forma realista as reações de uma estrutura, a criação de Marcio encanta até os mais experiente engenheiros. O mais curioso, talvez, seja a sua simplicidade .

O Mola é um kit que envolva peças modulares e imãs. Dentre as peças estão 30 molas, 24 arames, 48 apoios,4 bases e 3 placas . Nada com que uma criança não conseguisse brincar. A grande jogada de Marcio é a quantidade de combinações possíveis, mais de 100. Dentre essas várias, estão as conhecidas por todos os alunos ou profissionais da área de construção como treliças, pórticos,casas, pontes e qualquer outra que sua imaginação permitir.




  
A proposta de Oliveira consiste de um aprendizado prático. Os 40 ensaios em seus protótipos, desde a concepção da ideia, tornaram o Mola muito fiel a realidade das estruturas. Um professor pode mostrar a um aluno os princípios da estabilidade estrutural, desformações, comportamento sob cargas e até o processo de montagem de uma estrutura. Tudo de uma forma lúdica e simples. 



   


Buscando apoio para a produção de sua ideia , Marcio Oliveira deu palestras apresentando o Mola por vários países . Tanto esforço trouxe resultados. A meta de 50.000 reais para iniciar a produção, já foi batida pelos mais de 130.000 de 357 colaboradores diferentes, sendo um deles o Centro brasileiro de construção de aço. 

O arquiteto usou o sistema de crowdfunding pelo site catarse , onde colaboradores doam uma quantia e rebem uma recompensa . Pode-se doar desde 20 reais , recebendo um e-mail de agradecimento e informações do projeto, até 10.000, dando direito a 10 kits Mola, uma palestra sobre o produto e a colocação da sua logo na caixa que será produzida. O pacote mais popular oferecido custa 350 reais e lhe dá como recompensa um kit Mola. Curioso observar, ainda, que todos os doadores terão seus nomes no livro de instruções do kit.