quinta-feira, 17 de agosto de 2017

XXII Encontro Nacional de Grupos PET



Entre os dias 23 e 30 de julho de 2017 ocorreu o XXII Encontro Nacional dos Grupos PET em Brasília, DF.  O Encontro, comumente chamado de ENAPET (ou ENA, para os mais íntimos) ocorre anualmente, sendo sua sede decidida no evento anteriorDentre as diversas atividades realizadas pelos grupos PET, os eventos do programa destacam-se pela sua grande importância e poder multiplicador. Eles oferece uma enorme oportunidade de integração, compartilhamento de experiências e aprendizados interpessoais entre os grupos, além de possuir espaços deliberativos.

O evento foi sediado na Universidade de Brasília, que abriu suas portas para mais de 1000 petianos de todas as regiões do país, entre eles integrantes discentes, tutores e petianos egressos, e nós tivemos a oportunidade de estar presentes com 10 petianos! Com o tema Responsabilidade PETiana: Os incomodados é que mudam, os presentes foram desafiados a refletir sobre as ações que tomamos e como elas afetam a nossa graduação, o Programa e a conjuntura do ensino superior nacional.

Dividindo o evento entre seus momentos chave, temos:


Diálogo PETiano

Quase diariamente foram realizados espaços de diálogo entre personalidades do Programa, com o objetivo de trazer à pauta assuntos relevantes, além de histórias e aprendizados adquiridos por PETianos mais experientes. Entre os assuntos abordados estavam a conjuntura atual do ensino superior brasileiro, a influência do Programa na vida dos egressos e a trajetória da mobilização dos grupos PET (abordada em mais detalhes abaixo).



Os integrantes David e Marcelo (à esquerda) participando do Diálogo PETiano


Apresentações de Trabalhos

Parte essencial dos eventos PET é a oportunidade dos grupos divulgarem suas atividades de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica do Programa. O evento contou com  centenas de trabalhos submetidos na modalidade resumo expandido, e nós tivemos a honra de escrever e apresentar dois deles (que você pode conferir clicando nesse link!). Na manhã do dia 28/07, a PETiana Fernanda Goes apresentou no eixo de Responsabilidade Administrativa o trabalho sobre a ferramenta organizacional Podio.  No período da tarde, os PETianos Marcelo Sefrin e Rodrigo Otávio de Oliveira apresentaram no eixo de Responsabilidade Educativa sobre o I Festival do Minuto, realizado em 2016. Você pode saber mais sobre a plataforma Podio e sobre o I Festival do Minuto conferindo os trabalhos submetidos nesse link!





MobilizaPET

Fato pouco conhecido pela população geral, mas em 1999 o PET foi extinto por decreto do Ministério da Educação. Mesmo assim, os grupos continuaram realizando suas atividades e após um período de diversas manifestações (entre elas o PET na Praça da UFPR, projeto interPETs que deu origem a atual Feira de Cursos e Profissões), o Programa retornou protegido por Lei federal. Mesmo assim, com a conjuntura atual do ensino público brasileiro, o PET tem que sempre buscar maior visibilidade para que possamos continuar contribuindo para uma formação diferenciada e uma graduação de qualidade. Afinal, somos 842 grupos PET no país, ou seja, aproximadamente 11.000 pessoas afetadas diretamente pelo programa, e quem pode dizer quantas outras são afetadas pelas atividades desenvolvidas. 

Enfim, o MobilizaPET surgiu com a demanda por união e visibilidade, e este ano tivemos a possibilidade de mostrar nossa força diretamente na frente do Ministério da Educação! Foi uma tarde extremamente positiva e pacífica, em clima de integração e fortalecimento dos laços entre os grupo em prol de um único objetivo em comum: a elevação da qualidade da formação dos estudantes. Confira abaixo: 




Espaços Deliberativos

Como mencionado anteriormente, nos eventos PET ocorrem espaços de discussões e trabalhos sobre as pautas do Programa, suas demandas e propostas de solução. No XXII ENAPET foram três momentos: 

  • Encontro de Discentes e Tutores: Em reuniões separadas, os discentes e tutores do PET levantaram demandas que surgiram nos eventos regionais, além da elaboração de uma carta aberta à Secretaria de Educação Superior sobre a situação atual do Programa.
  • Grupos de Discussão e Trabalho: Esse ano foram organizados 18 GDTs, com os mais diversos temas relacionados ao nosso dia-a-dia, como a tríade ensino, pesquisa e extensão, nossas legislações vigentes, diversidades e atividades interPETs. Este último, inclusive, contou com dois PETianos da UFPR na mesa coordenadora! Dos grupos, então, saíram diversos encaminhamentos e sugestões, para aprovação em assembleia.
  • Assembleia Geral: Momento final de todos os eventos, a assembleia existe para a apreciação e deliberação de tudo que foi produzido nos encontros e grupos de trabalho. Após 18h de discussões, esta se encerrou deixando como produto final uma série de encaminhamentos que, nos próximos meses, podem trazer mudanças positivas ao Programa.
_________________________________________________________________________

Galeria de Imagens: