quarta-feira, 21 de junho de 2017

Você conhece o concreto auto-regenerativo?


Um edifício capaz de reparar suas próprias rachaduras parece loucura, mas foi o que fez o cientista holandês Hendrik Jonkers receber o prêmio de melhor inventor europeu, em 2015. Ele e sua equipe da Universidade Técnica de Delft pesquisaram e desenvolveram um material com capacidade de recuperar pequenas rachaduras e orifícios, o qual chamaram de bioconcreto.

Resultado de imagem para bioconcreto
Hendrik Jonkers, criador do biocimento

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível. Simples: junto com o concreto convencional são adicionadas algumas espécies de bacilos capazes sobreviver até cinco anos em esporas, sem alimento e oxigênio. As bactérias são armazenadas dentro do concreto em cápsulas biodegradáveis, e assim que essas cápsulas entram em contato com a água elas se abrem e permitem que as bactérias se alimentem do lactato de cálcio, substância presente no concreto, produzindo pedra calcária com o cálcio, oxigênio e dióxido de carbono resultantes, e consequentemente reparando o concreto. O período de recuperação é bem curto, cerca de três semanas.

Imagem relacionada
Fissura sendo regenerada 

O problema era encontrar uma bactéria forte o suficiente para aguentar o alto pH do ambiente e que pudesse passar muito tempo adormecida. A solução foi a bactéria Bacillus pseudofirmus, encontrada em lagos de alto pH da Rússia, em áreas inóspitas.

Resultado de imagem para Bacillus pseudofirmus
Bactéria utilizada no biocimento

O mais interessante desse material é a combinação com a natureza, usando para benefício próprio algo que geralmente causaria grandes danos a uma estrutura de concreto convencional: a água. As infiltrações podem penetrar na estrutura e gerar grandes problemas, levando à corrosão do aço e ao comprometimento das qualidades mecânicas da estrutura.

Saiba mais sobre o concreto que está revolucionando a Engenharia: 







Fontes: