quinta-feira, 25 de maio de 2017

O PET Civil na Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC) 2017



Anualmente o Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná organiza a Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SAEC), na qual o curso passa por uma semana sem aulas, apenas com atividades diferentes para os alunos conhecerem e ficarem por dentro de diversas áreas da engenharia. O aluno sai da rotina universitária e tem um contato maior com o mercado de trabalho e aspectos comuns no dia a dia do engenheiro civil, assim, participando de espaços onde a troca de experiências e informações contribuem grandemente para a formação técnica e social do engenheiro civil.
Nesse ano a SAEC ocorreu entre os dias 8 e 13 de Maio, na qual o PET Civil teve sua participação ofertando os cursos de Desmodelagem Estrutural e Oratória. Os cursos foram abertos para toda comunidade acadêmica.


Desmodelagem Estrutural 

Através de métodos interativos e dinâmicos, o curso de Desmodelagem Estrutural foi ministrado pelos petianos Nathanel Montes e Gabriel Costa. Onde foram utilizados modelos estruturais de papel, kit-mola e o Ftool, dispositivos didáticos importantes para visualização das deformações nas estruturas.    
O curso foi ministrado em um dia e abordou a análise reversa do comportamento estrutural de estruturas tridimensionais, bidimensionais e unidimensionais. 

Kit Mola - Modelagem Estrutural 

Com a participação de alunos de diferentes anos da graduação, o curso também trouxe um espaço para realização de dinâmicas, assim,  possibilitando maior integração e troca de experiência por parte dos participantes.


Curso de Oratória 

O curso de Oratória foi ministrado em três dias pelo petiano Rodrigo Otávio de Oliveira e pelo petiano egresso Matheus Ferreira, onde foram abordados aspectos importantes sobre o planejamento e o comportamento para realização de uma boa  apresentação.
O primeiro dia foi introdutório, abordando conceitos importantes da oratória e trazendo informações de como se planejar e se portar para realização de uma boa apresentação. De maneira descontraída os ministrantes do curso buscaram repassar as técnicas necessárias.

1º Dia - Introdução a Oratória

O segundo dia iniciou-se com uma dinâmica sobre layout de apresentação em slides, seguido de uma abordagem sobre os diferentes tipos de apresentações e como organizá-las de acordo com suas características. Encerrou-se com uma apresentação dinâmica sobre técnica vocal.
No terceiro dia foram apresentados dicas para improvisação e técnicas para o feedback, e como no segundo dia, os alunos foram submetidos a uma dinâmica onde os alunos do curso tiveram que improvisar uma apresentação de slides recebidos na hora sem conhecimento prévio.
O desenvolvimento de uma boa oratória é muito importante para a vida acadêmica dos alunos, nesse sentido o PET Civil pode contribuir no desenvolvimento e aprimoramento desse aspecto para os estudantes.

A SAEC é um espaço muito importante para o ambiente acadêmico do curso, Alunos de diversos períodos participam e ajudam a organizar. Todos os anos o PET participa trazendo conhecimentos dinâmicos para comunidade acadêmica. Obrigado a todos que participaram!