quarta-feira, 17 de maio de 2017

IV CONPET Civil

Em 2016, o PET Engenharia Civil da UFPR teve a honra de sediar o III Congresso Nacional dos Grupos PET Engenharia Civil (CONPET Civil) em Curitiba. Nesse ano, com muito entusiasmo e boas expectativas (todas muito bem supridas!) nosso grupo participou do evento realizado pelo grupo PET Engenharia Civil UFC, na cidade de Fortaleza - CE.

Foto oficial do IV CONPET Civil. 

O CONPET é o evento que reúne todos grupos PET de Engenharia Civil do Brasil. A ideia do Congresso surgiu no XVIII ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET), na cidade Recife - PE. Iniciativa dos discentes e docentes do Programa de Educação Tutorial, o evento objetiva fomentar a discussão entre os diferentes grupos PET a fim de compartilhar de que maneira cada um realiza suas atividades em sua Instituição de Ensino Superior.

Nesse ano, o evento ocorreu de 28 a 30 de abril de 2017 abordando o tema "Filosofia, Ação e Legado". O evento contemplou a concepção filosófica do Programa e a execução de sua tríade base: ensino, pesquisa e extensão. Com as atividades do Congresso, foi possível evidenciar e aprimorar o papel do PET como agente transformador da Universidade e do meio externo. A programação envolveu diversas palestras de cunho técnico do ramo da Engenharia Civil (estruturas, hidráulica, transportes e empreendedorismo, por exemplo) e discussões acerca do Programa e da atuação dos grupos de Engenharia Civil junto aos seus cursos.

Programação do Congresso.


A mesa de abertura contou com a participação da coordenadora do curso de Engenharia Civil da UFC e com outras autoridades representativas da Universidade, além do Prof. tutor Alexandre Bertini (UFC). O tema principal da mesa foi o grande desafio apresentado aos cursos atualmente frente às mudanças nas necessidades do mundo atual: alterações na grande curricular, mudanças no processo de ensino-aprendizagem e aprimoramento da relação da Universidade com a Sociedade. 

Em seguida, os congressistas foram distribuídos em equipes para realização da competição Estruturas Recíprocas. As Estruturas Recíprocas são um tipo de estrutura formado por grelhas tridimensionais utilizadas, principalmente, como estruturas para telhados e coberturas. A concepção das peças envolve o apoio mútuo entre cada elemento, posicionados de forma inclinada em um circuito fechado. Nessa oportunidade, os congressistas puderam desenvolver sua sensibilidade no entendimento das estruturas, em especial no que se refere à distribuição dos carregamentos pela estrutura para garantia do equilíbrio. Fique ligado no nosso blog para conhecer mais sobre esse tema em breve!

Atividade "Filosofia PET".

O debate Filosofia PET foi uma ótima oportunidade de reflexão e discussão acerca dos principais objetivos e princípios que envolvem o Programa de Educação Tutorial. Nesse espaço, foi possível discutir temas do Manual de Orientações Básicas (MOB), publicado pelo Ministério da Educação. Esse é o documento oficial que rege as boas práticas e orientações para todos os grupos do Programa a nível nacional.

Palestra "Desmistificando o Concreto Protendido".


No segundo dia de congresso, a programação foi pautada essencialmente por palestras de cunho técnico e pelos Grupos de Discussão (GD). Um GD reúne discentes e docentes com um objetivo comum: discutir e trocar experiências sobre um tema específico que envolva os objetivos do PET. Nesse ano, foram quatro os Grupos de Discussão:

  • O PET como agente transformador da graduação e da sociedade;
  • Um olhar sobre os desafios: a formação do PETiano;
  • A grade curricular dos cursos de Engenharia frente aos novos moldes educacionais;
  • A importâncias da articulação política dos grupos PET.
Os resultados das discussões, os quais abrangem boas práticas e sugestões de diversos grupos PET do Brasil, serão publicados pela comissão organizadora.

O último dia de Congresso foi marcado por duas atividades muito importantes: a apresentação de trabalhos e a atividade Legado PET. Nesse IV CONPET Civil, todos os trabalhos foram publicados com número DOI (Digital Object Identifier System) e com ISSN. Essas foram conquistas do III CONPET, realizado em Curitiba, que trazem maior credibilidade e importância aos trabalhos científicos publicados no evento. O IV CONPET publicou 22 trabalhos com a certificação DOI e os anais do evento podem ser acessados no seguinte link: Anais do IV Congresso Nacional dos Grupos PET Engenharia Civil

Apresentação de trabalho pelos petianos do PET Engenharia Civil da UFPR Lucas Zorzan e David Cordeiro (da esquerda para a direita).


O PET Engenharia Civil da UFPR apresentou o trabalho intitulado "Aplicação de Problem Based Learning na disciplina de Sistemas de Transportes do curso de Engenharia Civil da UFPR". A apresentação ficou a cargo dos petianos Lucas Ghion Zorzan e David Silva Borba Cordeiro. Os petianos tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho realizado aqui na UFPR bem como conhecer o que está sendo desenvolvido em outras Universidades. Essas são oportunidades únicas para se obter novas ideias por meio da troca de experiências.

O evento foi encerrado com a atividade Legado PET. Foi um momento de importante reflexão acerca do papel do Programa na formação de cada petiano e na formação dos cursos de graduação para os quais destinamos nosso trabalho. 

Espaço "Experiências PET" e "Legado PET".

Agradecemos a hospitalidade oferecida pelo PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. A organização foi incrível em todos os momentos! Agradecemos também aos 85 congressistas oriundos de 15 Universidades brasileiras pela oportunidade da troca de experiências, conhecimento e pela convivência amigável durante os 4 dias em Fortaleza.


Petianos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conhecendo as belezas turísticas de Fortaleza.

Congressistas do IV CONPET Civil.

Foto tradicional do evento (valeu, PET Civil UFPR! a ideia ganhou vida própria!)

Nos vemos em 2018, na cidade de Ouro Preto - MG, para a realização do V CONPET Civil!