quinta-feira, 27 de abril de 2017

XX Encontro Regional dos Grupos PET do Sul

No último final de semana, entre os dias 21 e 23 de abril, o grupo PET Engenharia Civil UFPR participou do XX Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SulPET). O evento teve como tema "Responsabilidade Política e Unificação Nacional" e as atividades envolveram discussões a respeito da participação dos grupos PET no âmbito político nacional e nas suas instituições de ensino.

Cronograma de atividades do XX SulPET

Na sexta-feira pela manhã, o PET Engenharia Civil apresentou o trabalho "Financiamento coletivo no curso de Engenharia Civil da UFPR: aquisição do Mola Structural Kit". A apresentação proporcionou compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a realização do projeto com outros grupos PET de Engenharia Civil sobre o uso do kit como ferramenta de ensino para graduação e com PETs das demais áreas sobre o financiamento realizado para sua aquisição e a consequente autonomia que isso traz para a realização de atividades pelo grupo. Este trabalho foi premiado como o melhor apresentado entre os grupos de Engenharia.

   
Apresentação e premiação do trabalho do PET Engenharia Civil UFPR

Além de palestras e mesas sobre consciência política, unificação nacional, política de minorias e consciência petiana, o evento promoveu discussões a respeito de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, formação acadêmica dos alunos de graduação e modernização do ensino superior, entre outras. Nesse contexto, o evento foi uma grande oportunidade de troca entre discentes e docentes de diversas Instituições de Ensino Superior, federais e estaduais, e um momento propositivo sobre a contribuição do Programa de Educação Tutorial para o modelo educacional brasileiro.

Grupo de Discussão e Trabalho 4 - Modernização do Ensino Superior

Outros momentos importantes da programação foram os Encontros de Discentes, Docentes e de Áreas, quando os grupos de cursos relacionados puderam compartilhar experiências em relação às suas atividades relativas à graduação, organização interna e promoção de atividades relativas ao fomento de ações afirmativas, entre outros.

Grupo PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná

Por fim, o evento foi de grande importância para os petianos e petianas participantes, que puderam entender e discutir sobre o Programa de Educação Tutorial e sobre a consciência política de forma geral. Além disso, ao final do evento, a sede escolhida para sediar o XXI SulPET, que acontecerá na mesma época em 2018, foi a Universidade Federal do Paraná!