quarta-feira, 29 de março de 2017

O começo do ano no PET!

Após um pouco mais de um mês desde que começaram as aulas, estamos aqui para falar quais foram nossas atividades até o momento. Começamos a trabalhar desde o começo de fevereiro pensando em todas as várias formas de fazer com que a graduação seja mais bem aproveitada para todos os alunos. Para isso, fizemos um planejamento de todas as atividades que ocorrerão ao longo do ano. Mas enfim, o que fizemos até o momento?

      Semana do Calouro




               Todo ano ocorre durante na Semana do Calouro (primeira semana de aula) uma breve apresentação do PET Civil UFPR explicando um pouco sobre o que é o Programa e quais são os projetos executados. Esse ano a apresentação foi feita pelos petianos Isabella e Rodrigo Otávio, onde eles falaram um pouco sobre o Programa de Educação Tutorial, como funciona a organização do grupo, nossos projetos, os eventos PET, o sistema horizontal, e outras informações importantes. Além disso, durante a Semana do Calouro também acontece o Tour do PET, um breve tour pelo campus Centro Politécnico, dando ênfase nos lugares mais frequentados pelos alunos de Engenharia Civil, desde o prédio do Setor de Ciências Exatas até o CESEC, onde fica a sala do PET.


   Engenharia Digital: A Importância da Capacitação Tecnológica





               No dia 07 de março o PET trouxe um espaço voltado para a demonstração de softwares utilizados na Engenharia Civil e sua importância. A palestra foi ministrada pela Have It Capacitação Tecnológica, explicando e mostrando algumas funcionalidades dos softwares e aplicações em BIM (Building Information Model). Além disso, foram sorteados diversos cursos!


CinePET




               Outro projeto tradicional do PET Eng. Civil é o CinePET, um dos primeiros contatos do PET com a graduação após a Semana do Calouro. No CinePET apresentamos um filme/documentário que introduz algum tema de Engenharia Civil de forma mais dinâmica e visual, uma vez que, o evento conta com uma participação maior dos calouros. Nessa edição o tema abordado foi “Casas à prova de furacão”, o evento contou com a presença de mais de 100 pessoas de diversos anos da graduação e também com a presença e comentários do Prof. Marcos Arndt e, é claro, muita pipoca!


       Curso de Mendeley





                 Os projetos do grupo PET não são apenas para a graduação! Nos dias 20/03 e 23/03 ministramos um curso do software Mendeley, de gerenciamento de referências para artigos acadêmicos, para alunos da graduação e pós-graduação. O curso foi ministrado pelos petianos Lucas e Maria. Não sabe qual a importância desse programa? Para mais dicas e informações: http://posgraduando.com/como-elaborar-referencias-bibliograficas-sem-drama-mendeley/


  Processo Seletivo




               No momento, o Grupo está passando por um Processo Seletivo! Anualmente acontecem dois processos seletivos, que focam na avaliação de perfil dos candidatos baseado em características que julgamos ideias para o convívio dentro do Programa. O resultado desse primeiro Processo Seletivo de 2017 está previsto para dia 15/04! 




                  O grupo PET Engenharia Civil da UFPR agradece a todos que participaram em nossas atividades até o momento, esperamos um ano de 2017 cheio de desafios, aprendizados e experiências!