quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Para que país eu vou?

A Engenharia civil, mesmo sendo uma das engenharias com maior abrangência de mercado, também está com muitos de seus profissionais desempregados devido à crise 2015/2016, que atingiu diretamente a Construção Civil, e à operação Lava-jato que prendeu diversos executivos das principais empreiteiras do Brasil envolvidos na corrupção da Petrobras. 

O saldo de 2015 contou com um decréscimo de 54% na empregabilidade de jovens de 18 à 24 anos, 480.000 funcionários gerais demitidos na área de Construção Civil, e 55.160 engenheiros civis demitidos. Mas diante deste cenário, mesmo o mundo inteiro passando por crises econômicas, quais são os 5 melhores países para se trabalhar em 2016? 

5- CANADÁ


Conhecido pela sua alta qualidade de vida e pela exuberância de suas terras, o Canadá possui taxa de desemprego de apenas 3,5% na área de Engenharia. Técnicos em construção de edifícios, em materiais para edificações, mecânica de precisão e em controle de obras estão entre os profissionais mais demandados. Na construção civil os salários variam de 28,30 à 34,10 dólares canadenses por hora. 

4- NORUEGA


Pela quinta vez consecutiva, a Noruega ocupa o 1º lugar no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e atualmente procura por engenheiros que atuam nas áreas de perfuração, automação, hidráulica, mecânica e mecatrônica. Apesar de um elevado custo de vida, o piso salarial é 120 coroas portuguesas por hora (cerca de 60 reais).

3- SINGAPURA



Apesar de eleita por algumas revistas como o lugar mais caro do mundo para morar, Singapura possui elevado salário. Necessitando de profissionais em diversas áreas, o país oferece diversas formas de permanência e migração para atrair profissionais de alto nível.

2- SUÍÇA 


A suíça não possui salário mínimo regulamentado por lei, porém 91% da população ganha mais de 3.300 euros por mês. Atualmente o país, sede de diversas multinacionais, necessita de engenheiros mecânico, de software, de desenvolvimento de produto, gerente de engenharia global, gerente de projetos, gerentes de engenharia, gerentes técnicos, eletromecânico de design, entre outras áreas. 

1- ESTADOS UNIDOS


Sonho de muitos brasileiros, os EUA oferecem empregos em um abrangente círculo. Desde empregos como babá ou garçom (facilmente conseguidos por jovens com inglês fluente) até empregos em multinacionais. A média salarial gira em torno de 7,25 dólares por hora e o custo de vida na capital é relativamente baixo. A maior demanda na Engenharia concentra-se em desenvolvedores e engenheiros de software.

Importante lembrar que precisamos investir na Engenharia brasileira também. Com o atual congelamento de programas que levam estudantes de engenharia para o exterior, é necessária experiência e maior bagagem para enfrentar o mercado de trabalho e toda sua complexidade econômica. 

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Modais de transportes espaciais?



Imaginactive Desenvolve trem espacial que viajará à Marte em 2 dias



Imaginactive, uma companhia focada em inovações espaciais, lançou planos para um trem espacial chamado Expresso Solar, que transportará carga e pessoas através do cosmos. Charles Bombardier é o fundador da companhia e assumiu a liderança do desenvolvimento da ideia. O trem viajaria a um por cento da velocidade da luz, 3000 quilômetros por segundo. Nessa velocidade, o trem espacial seria capaz de atingir o planeta vermelho em 48 horas. Vale lembrar que o suposto trem espacial ainda é apenas conceitual, mas até então, a física tem cooperado com a empresa.

[Image Source: Imaginactive]


O Expresso Solar não pareceria em nada com um trêm convencional. Na realidade, ele teria uma série de cilindros se extendendo por 50 metros. Cada cilindro teria uma certa quantidade de carga e estaria conectado aos demais. Visto a função primária, carregar carga, o trem foi concebido para viajar pesado e totalmente carregado. Imaginactive acredita ser possível usar propulsores de foguetes, para vencer a força da gravidade e enviar o veículo para fora da atmosfera terrestre, e a força gravitacional de outros planetas para ganhar velocidade progressivamente.

[Image Source: Imaginactive]

Parte do que faz o funcionamento desse tipo de trem tão inovador é que ele nunca irá realmente parar de entregar carga. Outros veiculos menores irão se acoplar a ele, coletar a carga e então entregá-la em seu destino. A equipe ainda está trabalhando em como fazer isso tudo funcionar, mas eles não só acreditam ser possível projetar um trem no espaço, como veem esse novo modal como uma forma de suprir nossa futura necessidade de transporte no espaço. Imaginactive já é conhecida por bolar idéias realmente fora do comum, como jatos super sônicos que atingem velocidades maiores de 24 mach (6,8 km/segundo) , então fique de olho. Pode ser que você vá visitar seus filhos em Marte um dia numa nave da Imaginactive.





Adaptado de:
http://imaginactive.org/2016/08/solar-express/
https://www.youtube.com/channel/UC_9vX9wvmAZVsw1lUUdxgWA




segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Engenheiros criam concreto flexível mais resistente e durável





NTU Asst Prof Yang En-Hua segurando concreto dobrável desenvolvido por sua equipe Credito: Nanyang Technological University


Engenheiros da Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura criaram um concreto flexível que é duas vezes mais forte e durável que os convencionais.



A tecnologia pode ser usada principalmente na construção de rodovias. Pois, segundo seus criadores, o material exige menos manutenção e aumenta a velocidade de instalação do concreto.

Batizado de ConFlexPave, o material ganhou nova característica pela adição de polímeros à mistura do concreto. De acordo com Yang En-Hua, o pesquisador que liderou o estudo do concreto flexível, a ideia surgiu de pesquisas sobre como os componentes do concreto interagiam em uma escala microscópica.


“Conhecendo o material em detalhes, pudemos deliberadamente selecionar e construir os componentes que entrariam nessa mistura, de maneira a permitir usos mais flexíveis”, disse Yang.

O objetivo dos pesquisadores é, em alguns anos, testar o material em áreas públicas.

Apesar de concretos com tal elasticidade serem bastante inovadores, os polimeros são relativamente comuns no concreto. As resinas poliéster, epóxi, vinílicas, fenólicas e o metilmetacrilato, derivadas do petróleo, são utilizadas como aglomerante, apresentam boa resistência química, especialmente aos meios ácidos e irá adquirir características flexíveis, algo que o concreto convencional ou com aditivos não possui.
Concreto com Polímero aplicado em viaduto
http://www.ntu.edu.sg/Pages/home.aspx
http://engenhariae.com.br/tecnologia/engenheiros-criam-concreto-flexivel-mais-resistente-e-duravel/

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Túnel Flutuante da Noruega





A Noruega, país localizado na Península Ibérica, é uma das nações mais antigas do mundo e referência em desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Já foi lar de Vikings, é uma das monarquias remanescentes na Europa e um dos únicos países que pode desfrutar das auroras boreais. Seu terreno conta com os belíssimos fiordes, que são regiões onde o mar adentrou cadeias montanhosas, cartões postais do país.


Apesar da beleza, os fiordes podem representar dificuldades à locomoção quando existem 1190 (!!!) deles em um país pouco maior do que o estado do Mato Grosso do Sul. Para se locomover, os noruegueses dependem intensamente de balsas, o que desacelera muito o tráfego. Por exemplo, uma viagem de carro de Trondheim, no norte, à Kristiansand, no sul, leva em torno de 21 horas a uma velocidade média de 50 Km/h. Entre várias possíveis alternativas, destaca-se uma iniciativa pioneira que promete reduzir pela metade o tempo de viagem: um túnel que flutua com a ajuda de balões de ar.





Mas por que não usar uma ponte ou um túnel normal? As encostas do fiordes são extremamente ingrimes e acidentadas, e suas profundidades são próximas a 2km, tornando impossível o acesso ao fundo para qualquer construção.
No ousado projeto, "tubos" de concreto de 1220 metros de comprimento estariam submergidos a uma profundidade de 20 metros, e seriam sustentados por balões de ar. Estes ficariam espaçados de forma a permitir a navegação.





Dentre as vantagens levantadas pela Administração de Vias Públicas da Noruega (NPRA) encontram-se:
  • Claro, mais rapidez e praticidade para atravessar o país;
  • Os moradores do interior teriam mais segurança em casos de emergência (atualmente as únicas alternativas de transporte rápido para muitos vilarejos são os helicópteros);
  • Alternativa ecológica, já que não exigiriam muitas deformações no terreno ou no fundo do mar;
  • Permitiria manter a beleza natural dos fiordes.





Se isto soa como loucura, a outra opção levantada é ainda mais complicada. Um projeto mais caro e complexo do que esse veio na forma de uma ponte suspensa, que precisaria ter 3.7 km de extensão de vão livre, aproximadamente três vezes a Ponte Golden Gate de São Francisco, e suas duas torres teriam que ser de 450 metros cada, 150 metros mais altas do que a Torre Eiffel em Paris.
Os engenheiros da NPRA estimam que o custo da construção seria de aproximadamente U$25 bilhões, e ela ficaria pronta em torno de 2035. Vários estudos estão sendo conduzidos para avaliar as possibilidades, então ainda levará muito tempo até ocorrer a decisão final para a construção.