quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Você fez faculdade, mas o mercado exige experiência. Por onde começar?

Com o advento da contemporaneidade, o mercado passou a exigir uma formação mais completa e experiente e isso aborda um desenvolvimento além da formação acadêmica, singularmente. O texto a seguir é uma pequena reflexão. Você se contrataria?

Com certeza pensou na resposta "sim" e psicologicamente elaborou uma série de qualidades que julga pertencerem à você. Mas e seus defeitos? Ou pontos em que ainda precisa trabalhar e desenvolver?

Pecamos em alguns pontos que muitas vezes nem percebemos, ou julgamos não "ter importância". O ideal seria que nosso cérebro nos enviasse um feedback semanal a respeito do nosso desempenho, nossas forças, fraquezas e progressos. Mas uma vez que isso não acontece, vou te ajudar com uma pequena auto reflexão.

Quantas vezes já se atrasou para algum compromisso, desde uma saída com amigos até uma importante reunião?
Atrasos são normais e até previsíveis, vivemos em uma sociedade inconstante em que nossa pontualidade muitas vezes depende diretamente de fatores externos. Mas você sabe lidar com isso? Existe uma margem aceitável de atrasos e se você constantemente manda aquela mensagem "Vou chegar 15 minutinhos atrasado" e isso já está em seu habitual, mude. O mercado exige pontualidade quanto aos seus compromissos e flexibilidade, isso quer dizer, seja organizado pessoalmente e assim pontualidade será apenas uma consequência de um bom planejamento. 

Você corre atrás de mudanças ou vive no inconformismo?
Com certeza diversas vezes em seu cotidiano você se depara com situações incômodas, desde problemas pequenos até os complexamente "indiscutíveis" mas e o que você faz? Procura entender as causas do problema e uma possível solução ou reclama? É preciso ser um profissional que não se contente com o básico e o esperado. É importante ser uma pessoa que se renove sempre, superando expectativas em ideias e soluções. 

Você é o líder ou o chefe de grupos?
Muitas vezes fala-se em liderança. Mas você sabe o que isso significa? Existe uma diferença entre ser o chefe e o líder de uma pessoa ou grupo de pessoas. Liderança não necessariamente consolida-se sobre um patamar superior diante outros, como uma chefia. "Inspire-se para depois inspirar", o líder deve conduzir seu grupo rumo ao objetivo comum, sempre incentivando e guiando seus colegas de modo que o objetivo final seja uma consequência e que durante todo processo, muito se aprenda e desenvolva. Um líder, com uma visão panorâmica da situação, gerencia seu grupo de modo a obter o melhor desempenho. 

Você é pró-ativo ou solícito?
Imagine a seguinte situação: Seu chefe está estressado em uma semana cheia e pede à sua equipe "Alguém pode finalizar este documento para ser entregue hoje?" e logo você se propõe a terminar. Isso não é ser pró-ativo, você apenas se voluntariou em um momento em que todos, inclusive você, foram requisitados e que, de qualquer maneira, alguém teria que finalizar o documento. Pró-atividade seria você ter tido uma percepção da sobrecarga de seu chefe e ter se voluntariado para auxiliá-lo independente de seu pedido. Profissionais pró-ativos são raros e isso envolve diretamente a empatia individual quanto ao seu colega ou grupo. 

Senso crítico ou senso comum? 
Em que você se fundamenta para opinar a respeito de algo? Como descreveu Platão em "O mito da caverna", pessoas tendem a estar acorrentadas na caverna onde apenas tem-se o senso comum. O senso crítico seria a "liberdade", o modo de interpretar situações de maneira racional e isso é diretamente ligado a fatores fenotípicos da sociedade em que nos encontramos. É importante que o indivíduo consolide seus argumentos e não apenas "copie respostas", sempre apresentando sua opinião de forma clara e embasada. 

As pessoas gostam de ficar ao seu lado? Você gostaria de trabalhar com você mesmo?
É importante salientar a importância de uma boa relação interpessoal para manter a saúde mental. Saber se seu colega de trabalho está bem e tentar ajudá-lo é essencial. Quando estar em um ambiente de trabalho te faz relaxar, te faz enxergar seus colegas como amigos, o trabalho tende a progredir. Então trabalhe e melhore sua variação de humor e além disso, tente transmitir sua melhor energia e contagie!

Afinal, você realmente se contrataria?
Não se contente apenas em ter um bom rendimento acadêmico, ou falar 15 línguas diferentes. Não existe profissional perfeito, existem profissionais que dão o melhor de si em cada situação, sempre em constante progresso. Exceda seus limites e, primeiramente, se convença que você contrataria alguém com as mesmas características que as suas e por fim, mostre ao mercado seu real valor. Boa sorte, futuro engenheiro!