sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Dicas de leitura para as férias

Com a chegada das férias é muito importante relaxar mas sem esquecer da leitura, ferramenta cultural muito importante para o dia a dia de um engenheiro. Vamos sugerir leituras interativas para que você possa relaxar e entender mais nessas férias sobre arquitetura, engenharia e outros. 

Arquitetura e Engenharia

Grandes Edificações: Escrito por especialistas, Grandes Edificações constitui uma grande visão de diversas construções reconhecidas no mundo inteiro, revelando detalhes importantes por meio de imagens tridimensionais e mostrando os diversos significados pela qual cada uma foi empreendida. Em ordem cronológica, nos mostra detalhes desde as pirâmides do Egito nos séculos passados, até os grandes arranhas céus do século XXI.



Edificação - 3000 Mil Anos de Projeto, Engenharia e Construção: A obra remete as técnicas inicias de construção que ao longo do tempo passaram por aprimoramentos, até chegar nos métodos atuais de construção. Organizado cronologicamente, cada capítulo inicia com uma linha de tempo, que traz os materiais, a tecnologia, o conhecimento, os métodos e as ferramentas de projeto de disponíveis em cada período. Através de ilustrações o livro busca ilustrar os diversos métodos construtivos apresentados.



O Domo de Brunelleschi: Este livro narra a trajetória do arquiteto inovador Filippo Brunelleschi e conta como foi construída uma de suas maiores obras, conhecida como Domo de Brunelleschi. Considerada na época uma loucura, a obra demorou mais de 500 anos para ficar pronta, desafiando os conhecimento da engenharia, conhecidos até então. 



Street Fight - A Handbook For An Urban Revolution: O livro conta como a implantação elementos visuais ajudaram a melhorar a segurança viária de uma região, mostrando detalhes da segurança viária em Nova York. Uma das maiores e mais importantes cidades do mundo, com espaço espaço muito complexo para os variados sistemas de trasportes, teve grande melhora no seu espaço viário devido a pintura de faixas nas vias.



Outros temas para leitura

O Hobbit: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida pacata e sem interesses. Mas sua vida muda quando, o mago, e uma companhia de anões batem à sua para leva-lo para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba se surpreendendo com a sua esperteza de ladrão. 



O Caçador de Pipas: O romance narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão da década de 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e se encontra cercado pelo seu passado passado.




Barba Ensopada de Sangue: O protagonista (cujo nome não conhecemos) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores.



A menina que roubava livros:  A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte se atrai pela menina e segue-a de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai roubar ao longo dos anos. Essa obra, que ela ainda não sabe ler, é seu único vínculo com a família.

Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a cumplicidade do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que a ensina a ler. Em tempos de livros incendiados, o gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação, seu anseio pelo conhecimento deu-lhe um propósito para vida.



O Leopardo: Ao trocar sua cidade por Hong Kong, Harry Hole encontra refúgio no álcool e nos jogos de azar para tentar fugir de sua antiga vida. Porém, por mais que ele tente se manter afastado, um misterioso assassino consegue trazê-lo de volta à realidade. Duas mulheres são encontradas afogadas no próprio sangue, e uma terceira é morta por enforcamento. A cobertura da imprensa provoca grande comoção na cidade. Não há pistas do assassino, a única conexão entre as mortes é o fato de que todas as vítimas passaram a noite em uma cabana isolada nas montanhas. Conforme a investigação avança, Harry tem certeza de que está lidando com um perigoso e implacável assassino, que escolhe suas vítimas a dedo. Porém, ele não imagina que, ao assumir o caso, coloca-se também na mira desse perigoso psicopata.




Freakonomics: O Lado Oculto e Inesperado de Tudo Que Nos Afeta : A obra é fruto das idéias do economista Steven D. Levitt, PhD do MIT. De uma maneira diferente a obra traz a economia para o nosso dia a dia, por meio de fundamentos econômicos nos mostram como lutadores trapaceiam, como como os corretores de imóveis nos enganam e por que pobres e ricos batizam seus filhos com nomes tão diferentes. Uma leitura imperdível para quem ainda não conhece os conceitos que viraram o mundo dos negócios de cabeça pra baixo.



Boas férias e até 2017!