quarta-feira, 9 de novembro de 2016

UFPR participa do XVIII COBRAMSEG

Realizou-se, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2016, na cidade de Belo Horizonte - MG, a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. O COBRAMSEG deste ano reuniu também o Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas (SBMR), o Shaping the Future of Geothecnical Education (SFGE) e o Simpósio Brasileiro de Engenheiros Geotécnicos Jovens (GEOJOVEM).

Lagoa da Pampulha, Belo Horizonte - MG.

O evento de 2016 teve como tema principal "O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas" e reuniu grandes profissionais, professores e estudantes de graduação e pós graduação do Brasil na discussão, troca de experiências e desenvolvimento da técnica da Engenharia Geotécnica no país. A Universidade Federal do Paraná esteve em peso no COBRAMSEG 2016. Os petianos Lucas Zorzan e Leandro Castelani, os alunos do Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO), os alunos do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) e diversos professores do nosso curso estiveram em Belo Horizonte objetivando expandir os conhecimentos na área da Geotecnia.


Grupo da UFPR no XVIII COBRAMSEG.

A programação do Congresso abrangeu diversos temas tais como Fundações, Ensaios Geotécnicos, Modelagem Numérica, Geotecnia Ambiental, Estabilidade de Encostas, Mecânica das Rochas, entre outros. As apresentações dos trabalhos desenvolvidos nos diversos locais do Brasil evidencia a importância da pesquisa no ambiente acadêmico e a sua importância para o desenvolvimento do ramo da Engenharia Civil em âmbito nacional. Os petianos Lucas e Leandro apresentaram o trabalho "Estabilização Biotécnica das Margens do Lago do Parque São Lourenço, Curitiba - PR", artigo que compõe o projeto desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Elvidio Gavassoni Neto.


Apresentação do artigo "Estabilização Biotécnica das Margens do Lago do Parque São Lourenço, Curitiba - PR".

O COBRAMSEG também premiou os melhores trabalhos de graduação (TCC), mestrado (dissertação) e doutorado (tese) do Brasil. Parabenizamos a mestranda Ana Paula Mikos por receber o Prêmio Fernando Emmanuel Barata de melhor TCC em Geotecnia do país. Isso demonstra a importância do nosso Programa de Pós Graduação para o crescimento da Engenharia Civil.

Foram realizadas, durante o SFGE, diversas plenárias de discussão sobre o aprimoramento do ensino da Engenharia Geotécnica em âmbito de graduação. As contribuições dadas por diversos professores demonstram a necessidade de preocupação com a aplicação de metodologias inovadoras no ensino técnico da geotecnia - um grande desafio a ser abraçado por todos.

A mestranda Ana Paula Mikos recebendo o prêmio de melhor TCC em Geotecnia do Brasil.

O PET Engenharia Civil agradece à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao Ministério da Educação pelas bolsas concedidas no Programa de Educação Tutorial (PET). Além disso, agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo financiamento da viagem dos petianos ao Congresso e ao Grupo de Estudos em Geotecnia pela organização do transporte aos alunos que puderam estar presentes.

Alunos da UFPR e o Prof. Vitor Pereira Faro em conversa com o Prof. Nelson Aoki, grande nome da Engenharia brasileira.

Sessão técnica de apresentação de trabalhos.

Igreja São Francisco, na Pampulha. Obra do arquiteto Oscar Niemayer.

Fique ligado! Em breve divulgaremos o calendário com alguns dos próximos eventos da Geotecnia para que você também possa participar.