quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SIEPE UFPR 2016

Dos dias 03 a 07 de outubro de 2016, a Universidade Federal do Paraná realizou a 8ª Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE). A SIEPE é um evento anual que integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com a finalidade de promover e estimular a interação entre docentes, estudantes de graduação, educação profissional, ensino médio e pós-graduação, servidores técnicos, servidoras técnicas e comunidade em geral.



Na SIEPE são compartilhados conhecimentos e experiências, mediante a reflexão sobre temas de diversas áreas por intermédio dos trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientados por docentes da UFPR atendendo ao artigo 207 da Constituição Brasileira: as universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

Neste ano, a SIEPE reuniu o 15º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 24º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), o 9º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 15º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).
A escolha do tema Sentidos da Ética na Formação Acadêmica se sustenta na importância de reflexões sobre os elementos fundamentais do comportamento e da cultura de um povo com suas implicações, reafirmando a relevância da Ética em todas as ações da formação acadêmica sejam de ensino, pesquisa ou extensão.


Durante a semana da SIEPE, a Universidade concentra seus esforços na realização de atividades, encontros, palestras e apresentações de trabalhos que proporcionem aos alunos, professores e funcionários a oportunidade de vivenciar a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. O PET Engenharia Civil da UFPR participou da 8ª edição do evento apresentando 4 trabalhos. Foram eles:

Aplicação do Project Based Learning como metodologia de ensino na disciplina de Estruturas de Madeira do curso de Engenharia Civil da UFPR
Orientador: Prof. Dr. Elvidio Gavassoni Neto
Alunos: Marcelo Sefrin, Otávio Maruyama Wogel e Willian Martins Bueno

Estabilização Biotécnica das Margens do Lago do Parque São Lourenço - Projeto Conceitual
Orientador: Prof. Dr. Elvidio Gavassoni Neto
Aluno: Lucas Ghion Zorzan

Estabilização Biotécnica das Margens do Lago do Parque São Lourenço - Projeto Básico
Orientador: Prof. Dr. Elvidio Gavassoni Neto
Aluno; Leandro Vidal Costa Castelani

Proposição de um modelo padronizado de boletim de ocorrência de acidente de trânsito
Orientador: Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos
Alunas: Maria Clara Suguinoshita e Stephanie Karina Silva Zau



Reforçamos a importância da participação em eventos de caráter multidisciplinar que promovam a troca de experiências. É desse modo que construiremos uma Universidade melhor, preocupada com o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e novas tecnologias visando sempre o aprimoramento da sociedade.