quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Desafio de Taludes é destaque em revista

O Desafio de Taludes foi um projeto realizado em 2016 pelo PET Engenharia Civil da UFPR em parceria com o Grupo de Estudos em Geotecnia (GEGEO). O projeto teve o patrocínio da Maccaferri, da Fugro In Situ, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e dos Institutos LACTEC.


O rompimento dos modelos reduzidos de taludes estabilizados com a técnica de terra armada foi realizada no dia 12 de agosto deste ano e teve a cobertura da revista Fundações e Obras Geotécnicas. A revista Fundações e Obras Geotécnicas é uma publicação técnica mensal, que traz informações sobre mecânica dos solos (fundações, geotecnia, entre outros) aos profissionais de engenharia civil, estudantes e pesquisadores. As empresas que publicam na revista Fundações e Obras Geotécnicas atingem leitores que estão envolvidos em um segmento muito especializado que enxergam este canal de comunicação como um meio de obter informação e atualização tecnológica. A publicação é a única na América Latina a ter o tema “Fundações e Geotecnia” como enfoque. Além disso esse periódico é avaliado pela QUALIS, conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e encontra-se atualmente com classificação B4.

Capa da edição nº 73 da Fundações e Obras Geotécnicas.

A edição nº 73 (outubro de 2016) da revista da Editora Rudder trouxe como reportagem de capa o Primeiro Desafio de Taludes realizado na UFPR. Em uma reportagem de 8 páginas, a autora abrangeu todo o processo de organização do projeto e, especialmente, o dia do rompimento dos taludes.

Parte da reportagem sobre o Desafio de Taludes.

Parte da reportagem sobre o Desafio de Taludes.

Agradecemos à revista pela divulgação do evento. Isso engrandece nosso trabalho na UFPR! Em breve a edição da Fundações e Obras Geotécnicas vai estar disponível online e gratuita no link abaixo. Não deixe de conferir!