terça-feira, 4 de outubro de 2016

Semana Acadêmica de Engenharia Civil 2016

Na semana do dia 19/09/16 ao dia 23/09/16 ocorreu a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil (SAEC) da UFPR. A SAEC foi organizada pelo Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná (DAEP) e contou com o apoio e participação de diversas entidades da Universidade.

Durante o período, foram ofertadas 16 palestras, 09 mini cursos e 5 visitas técnicas. Uma novidade desta edição foi que, com a suspensão das aulas, os docentes e toda a comunidade acadêmica também tiveram a oportunidade de participar de espaços de formação, que contaram com palestras, oficinas e grupos de trabalho. Um exemplo desse espaço foi o "Construindo nosso Curso", uma atividade idealizada pela Coordenação de Engenharia Civil na qual alunos e professores puderam se reunir a fim de discutir sobre diversos temas pertinentes à melhoria do curso. Alguns assuntos discutidos foram: tutoria e acompanhamento acadêmico, infraestrutura das salas de aula, página da civil e inserção da extensão no curso.
Confira as fotos de algumas dessas atividades:
Visita técnica - Estação de Tratamento de Esgoto


Visita técnica - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC)

Palestra - Metodologia Six Sigma
A SAEC também contou com a participação do PET Engenharia Civil, que ofertou três Workshops do Modelo Estrutural MOLA. O MOLA se refere a um kit que permite a construção de diversos tipos de estruturas, facilitando a visualização de deformações e deslocamentos de uma estrutura sob diferentes carregamentos e ligações. O Workshop foi composto de uma explicação introdutória sobre conceitos básicos de esforços e ligações que o uso do MOLA permite demonstrar e algumas competições entre grupos de alunos.
Worshop - Kit MOLA

Workshop - Kit MOLA

Dessa forma, com a oferta de variados cursos, palestras, discussões e outras atividades, toda a comunidade acadêmica do curso teve a oportunidade de, não somente aprimorar seus conhecimentos técnicos, mas também de repensar a Engenharia atual como um todo. Desde que essa área está em constante mudança, é imprescindível que ocorra a reflexão sobre os desafios do curso e a atuação de discentes e discentes depois da bagagem recebida durante a SAEC.