quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O que você sabe sobre a Engenharia de Demolição?

A demolição de estruturas é uma área de estudos que sempre esteve presente na Construção Civil, afinal muitas obras, senão todas, são projetadas com durabilidade estimada. Segundo o chefe de desenvolvimento de tecnologia de construção da Taisei Corporation, Hideki Ichihara, a maioria dos prédios com mais de 100m de altura em Tokyo têm vida útil média de 35 anos. Ainda, o constante desenvolvimento de novas técnicas construtivas, o processo de urbanização das cidades e a crescente preocupação com o meio ambiente vêm estimulando cada vez mais a ocupação consciente do solo. Edificações antigas e ineficientes do ponto de vista técnico e ambiental acabam sendo colocadas abaixo para darem espaço a edifícios modernizados.


Demolição de edifício em Colorado, EUA. Fonte


Nesse contexto, a humanidade já desenvolveu e utiliza de forma corriqueira alguns procedimentos e técnicas de demolição de estruturas. Tais técnicas exploram principalmente o choque mecânico entre corpos (i.e. bola de demolição ou wrecking ball) e a força de explosão de alguns materiais (i.e. dinamite) para a demolição de estruturas de grande porte. Para estruturas menores, utiliza-se geralmente máquinas hidráulicas (i.e. retroescavadeira) ou equipamentos mecânicos manuais (i.e. marreta de demolição).

Demolição de conjunto de prédios com o uso de explosivos. Fonte


Entretanto, os métodos de demolição comumente utilizados pela Construção Civil acarretam diversos impactos negativos em seu entorno. A intensa geração de poeira e ruído, danos estruturais em edificações vizinhas, interferência direta no trânsito local, a emissão de carbono no ambiente e a indevida destinação dada ao entulho gerado são apenas alguns dos fatores que comprometem um processo de demolição.


Demolição do estádio Wulihe, nordeste da China, 2007. Fonte


Em busca de aprimorar esse processo e mitigar seus reveses a empresa japonesa Taisei Corporation investiu no desenvolvimento de novas técnicas para se demolir edificações aliando a preocupação com a redução de impactos ambientais à questões sociais e econômicas e criou, assim, o sistema TECOREP (Taisei ECOlogycal REProduction) para a demolição de arranha-céus.


Vídeo veiculado pela CNN a respeito do sistema TECOREP.


O sistema TECOREP, segundo Ichihara em entrevista ao Japan Times, "é como ter uma fábrica de desmontagem no topo do edifício e colocar um chapéu grande lá, e então o edifício encolhe". Tudo isso acontece com a demolição gradativa dos elementos estruturais do edifício, parte a parte. Primeiramente, todos os elementos não-estruturais são retirados. Então, o último andar do prédio é separado do resto da estrutura, e é sustentado por pilares hidráulicos temporários, conectados ao solo. Assim, a própria cobertura da edificação serve como abrigo contra intempéries, viabilizando um trabalho contínuo e independente de fatores externos como chuva, sol e frio, além de reduzir significativamente a propagação de ruído.
Após a separação da cobertura, inicia-se o processo de demolição de cima para baixo com a parte restante do edifício, retirando-se, quando possível, inclusive elementos estruturais inteiros (i.e. pré-moldados). A tecnologia desenvolvida pela empresa nipônica permite a geração de energia ao longo do transporte dos resíduos ao solo, que se dá por meio dos shafts (grandes aberturas que perpassam todas as lajes) da edificação e do uso de máquinas que desaceleram a queda dos resíduos, suavizando o choque mecânico quando estes chegam ao solo. Tal tecnologia visa aumentar ao máximo a eficiência do processo, que também conta como uma grande apelo para a separação e destinação correta dos resíduos de demolição. Todavia, esse sistema inovador é lento e ainda tem seu custo muito elevado devido a alta tecnologia e planejamento demandados.

Vídeo: "As 10 melhores demolições (que deram errado)"


Gostou da ideia? Quer saber mais sobre a Engenharia de Demolição? Seguem abaixo alguns links:

PDFs e Apresentações:
Técnicas de Demolição
A New Demolition System for High-rise Buildings

Matérias publicadas:
Japan’s Quiet Skyscraper-Demolition Technique Generates Energy
Japanese Building Demolition Method Generates Electricity