segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Como aplicar os conhecimentos de estruturas na graduação?

Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre o ensino da Engenharia Civil no contexto nacional. Entre essas discussões, algumas pautas importantes sobre o tema são a atualização dos métodos pedagógicos, o uso das tecnologias advindas nas últimas décadas para a prática de ensino, falta de infraestrutura para laboratórios didáticos, entre outros. Não há dúvidas que, entre esses problemas, um dos mais apontados pelos estudantes de todo o país é a falta de aplicações práticas para os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula.

Para suprir essa necessidade, uma iniciativa de diversas instituições ou universidades no país é a prática de competições de engenharia para estudantes universitários, com a finalidade de proporcionar a aplicação dos conhecimentos de uma forma dinâmica e estimuladora, com prêmios, que, por diversas vezes, propõe o incentivo do aluno no estudo daquela área do conhecimento.

A competição de pontes, bem tradicional em diversas universidades brasileiras, é uma das principais aplicações dos conhecimentos de estruturas, adquiridos desde as aulas de mecânica geral, nos primeiros anos do curso. Na competição, os alunos dimensionam e executam pontes para suportar a uma carga de projeto pré-determinada ou para suportar a máxima carga possível, com materiais como papel, macarrão, palito de sorvete ou mesmo aço.

Em universidades como a Universidade Federal de Passo Fundo (UPF) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é comum a prática da Competição de Pontes de Espaguete, que aguentam a cargas aproximadas de 100 quilogramas. A medição da carga suportada é feita através de uma carga concentrada no vão central da ponte.
Competição de Pontes de Espaguete na Universidade Federal de Passo Fundo (UPF) 2013

Já a Competição de Pontes de Palito de Picolé, que é realizada em entidades como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ou feiras de construção civil, também tem grande importância em competições internacionais, como no concurso ‘Maquete de Ponte com Palitos de Sorvete’, que ocorre bienalmente na Escuela Superior de Ingeniería de Bilbao, na Espanha, na qual as pontes chegam a atingir mais de 1000 kg de carga suportada, como aconteceu em 2014, quando a ponte vencedora formada por 4 mil palitos suportou uma carga de 1052 kg.

Competição de Pontes de Palito de Sorvete em Bilbao, na Espanha, em 2012

Além dessas, é realizada, ainda, uma competição de pontes de aço nos Estados Unidos, promovida pela American Society of Civil Engineers. A competição, que é a maior realizada nos Estados Unidos, consiste nas etapas de criação do design, cálculo estrutural, modelagem 3D e fabricação de peças de aço, cortando e soldando o material.

Estudantes da Universidade da Flórida competem na 2015 National Student Steel Bridge Competition

Na Universidade Federal do Paraná, o PET Engenharia Civil organiza a Competição de Pontes de Papel desde o ano de 2011. A competição, cujo objetivo é dimensionar e construir uma ponte feita apenas com papel e cola, conta com participantes de todos os anos do curso, uma vez que os conhecimentos necessários para a participação são obtidos na disciplina de Mecânica Geral II.




Construção de tubos de papel para a CPP IV, realizada no ano de 2014

Além disso, a competição ainda promove a integração entre diversas Instituições de Ensino Superior, já que outras Universidades também costumam participar da Competição, como a Universidade Positivo.



Ponte da equipe "Ponte de Safena", vencedora da 5ª edição da Competição de Pontes Papel, realizada em 2015

Esse ano, o PET Engenharia Civil UFPR está organizando a 6ª edição da Competição de Pontes de Papel e convida você a participar e aplicar seus conhecimentos em estruturas também! Ficou interessado? Acesse o nosso blog e se inscreva!