quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A vida acadêmica e profissional do engenheiro Leonel Tula

O PET Engenharia Civil da UFPR convida a todas e todos para o evento "Café com Engenheiro - Academia & Mercado de Trabalho", no dia 22/10, no auditório do CESEC - Centro Politécnico. O espaço contará com a presença do Eng. Leonel Tula Sanabria e será mais dinâmico do que uma palestra, pois os alunos presentes estarão mais próximos do convidado, podendo fazer diversas perguntas a ele.


Leonel Tula

Tula, que é natural de Cuba mas possui naturalidade brasileira, formou-se em 1998 em Engenharia Civil pela Universidade Estatal de Moscou de Engenharia Civil, na Rússia, e tem mestrado em construção de usinas termoelétricas e nucleares. Possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP), em 2000, com orientação do Prof. Dr. Paulo Helene. O tema de sua tese foi o estudo da resistência à corrosão de armaduras de aço inoxidável, que contou com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O engenheiro é ainda MBA em Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas, em 2010, e é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Anhanguera Educacional, em 2015.

Universidade Estatal de Moscou de Engenharia Civil

Com quase 30 anos de experiência, Leonel Tula é especialista na gestão integral de projetos e obras de construção e recuperação de edificações industriais, comerciais, residenciais e de uso específico. Iniciou sua carreira em 1988 como projetista estrutural em Cuba, na Secretaria Executiva de Assuntos Nucleares. Cinco anos depois passou a trabalhar na indústria do concreto. Em 1995, já no Brasil, trabalhou na equipe de pesquisa do Prof. Dr. Paulo Helene, em temas relacionados a patologia das estruturas e tecnologia do concreto. Atuou nas empresas Fosroc e Denver em projetos de desenvolvimento de novos materiais, incluindo aditivos, impermeabilizantes, argamassas, grautes e tintas. Além disso, Tula gerenciou o Laboratório de Concreto e programas de pesquisa da Falcão Bauer, de 2005 a 2008, com ênfase no estudo do uso de escória de aço como agregado para concreto.

O engenheiro fundou em 2003 a empresa OnSite Consultores Integrados, que atua em projetos estruturais e de gerenciamento. Desde 2008, atua em cargos técnico corporativos ou gerenciando projetos e obras, incluindo empreendimentos como indústrias e galpões, torres corporativas, shoppings, obras de infraestrutura e conjuntos residenciais. Já em 2013 fundou a OnSite Obras, que executa projetos de recuperação, serviços especiais de reparo e proteção de estruturas, impermeabilização, entre outros. 

Em paralelo, desde 1990 está ligado à atividade de educação superior e pesquisa universitária. Foi professor no Instituto Superior Politécnico de Havana por cinco anos, e pesquisador na USP por também cinco anos. É palestrante esporádico em diversos cursos de pós-graduação, e membro de bancas de mestrado e doutorado em diversas instituições. Além disso, Leonel Tula é sócio do Instituto Brasileiro de Concreto desde 1998, onde foi foi Diretor Regional e Secretário Executivo por um mandato.

É com esta vasta experiência tanto profissional quanto acadêmica que o engenheiro e arquiteto Leonel Tula irá participar do Café com Engenheiro organizado pelo PET Civil. Esperamos todos vocês lá!