quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Túnel Flutuante da Noruega





A Noruega, país localizado na Península Ibérica, é uma das nações mais antigas do mundo e referência em desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Já foi lar de Vikings, é uma das monarquias remanescentes na Europa e um dos únicos países que pode desfrutar das auroras boreais. Seu terreno conta com os belíssimos fiordes, que são regiões onde o mar adentrou cadeias montanhosas, cartões postais do país.


Apesar da beleza, os fiordes podem representar dificuldades à locomoção quando existem 1190 (!!!) deles em um país pouco maior do que o estado do Mato Grosso do Sul. Para se locomover, os noruegueses dependem intensamente de balsas, o que desacelera muito o tráfego. Por exemplo, uma viagem de carro de Trondheim, no norte, à Kristiansand, no sul, leva em torno de 21 horas a uma velocidade média de 50 Km/h. Entre várias possíveis alternativas, destaca-se uma iniciativa pioneira que promete reduzir pela metade o tempo de viagem: um túnel que flutua com a ajuda de balões de ar.





Mas por que não usar uma ponte ou um túnel normal? As encostas do fiordes são extremamente ingrimes e acidentadas, e suas profundidades são próximas a 2km, tornando impossível o acesso ao fundo para qualquer construção.
No ousado projeto, "tubos" de concreto de 1220 metros de comprimento estariam submergidos a uma profundidade de 20 metros, e seriam sustentados por balões de ar. Estes ficariam espaçados de forma a permitir a navegação.





Dentre as vantagens levantadas pela Administração de Vias Públicas da Noruega (NPRA) encontram-se:
  • Claro, mais rapidez e praticidade para atravessar o país;
  • Os moradores do interior teriam mais segurança em casos de emergência (atualmente as únicas alternativas de transporte rápido para muitos vilarejos são os helicópteros);
  • Alternativa ecológica, já que não exigiriam muitas deformações no terreno ou no fundo do mar;
  • Permitiria manter a beleza natural dos fiordes.





Se isto soa como loucura, a outra opção levantada é ainda mais complicada. Um projeto mais caro e complexo do que esse veio na forma de uma ponte suspensa, que precisaria ter 3.7 km de extensão de vão livre, aproximadamente três vezes a Ponte Golden Gate de São Francisco, e suas duas torres teriam que ser de 450 metros cada, 150 metros mais altas do que a Torre Eiffel em Paris.
Os engenheiros da NPRA estimam que o custo da construção seria de aproximadamente U$25 bilhões, e ela ficaria pronta em torno de 2035. Vários estudos estão sendo conduzidos para avaliar as possibilidades, então ainda levará muito tempo até ocorrer a decisão final para a construção.