quarta-feira, 24 de agosto de 2016

XXI ENAPET - Rio Branco/AC

Nos dias 01 a 05 de agosto de 2016, aconteceu, em Rio Branco, capital do Acre, a XXI edição do Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET). O ENAPET é um evento nacional que reúne, durante uma semana, todos os grupos PET do Brasil, mostrando a diversidade do Programa e seu poder de transformação.




A Universidade Federal do Acre sediou esse grande evento em uma época conturbada para o país. Nem com todas as dificuldades existentes, os petianos de todo o Brasil deixaram de dar o seu máximo para a construção de uma educação melhor no futuro. Com o tema "Ensino, Pesquisa e Extensão: Indissociabilidade", o evento trouxe para discussão temas relevantes para a construção da Universidade brasileira no século XXI.


O primeiro dia do evento foi marcado por atividades culturais diversas através dos minicursos. Os minicursos do XXI ENAPET foram ministrados por petianos de diversas universidades do Brasil, com o objetivo de difundir os conhecimentos e culturas das mais diversas regiões brasileiras. A cerimônia de abertura do Encontro contou com a presença de autoridades da UFAC, representantes tutores e representantes discentes e, ao final destas, os presentes participaram da conferência de abertura com o seguinte tema: "Os desafios para a Universidade Brasileira no século XXI: a indissociabilidade do "Ensino, Pesquisa e Extensão"". O palestrante principal foi o professor Silvio Sanchez, o qual já esteve presente na UFPR palestrando sobre o mesmo tema. Após a fala de Sanchez, o professor João Aristeu da Rosa, ex-presidente da CENAPET (Comissão Executiva Nacional do PET), deu seu relato de experiência com a educação tutorial e com a educação brasileira em geral.



No dia seguinte, os quase 400 petianos presentes em Rio Branco deram início às deliberações do evento com o Encontro de Petianos discentes e tutores. Este encontro é uma grande oportunidade para que os petianos conheçam e estruturem suas demandas a fim de encaminhá-las à instâncias superiores, a fim de aprimorar suas atividades e os cursos de graduação nos quais estão inseridos.





O XXI ENAPET foi palco, também, da eleição da nova Diretoria da CENAPET. A CENAPET é o órgão superior dos grupos PET e é a comissão responsável pelo contato direto com o Ministério da Educação. Em eleição com chapa única, o professor Mário, tutor do PET Conexão dos Saberes da UNB, foi eleito o novo presidente da Diretoria da comissão. 

No mesmo dia, ocorreu um momento ímpar do XXI ENAPET: a apresentação de trabalhos. Esta parte do evento sempre promove uma grande troca de experiências e conhecimentos entre todos os petianos presentes. É desses momentos que muitas ideias surgem e que muitos novos projetos são criados. O contato entre cursos diferentes, entre mesmos cursos de universidades diferentes e entre universidades diferentes promove a difusão do conhecimento técnico, científico e cultural por todo o país. Conhecer o que é feito articulando Ensino, Pesquisa e Extensão nas universidades públicas brasileiras estimula as ações a fim de melhorar a qualidade do ensino superior no país.



Na quarta-feira, dia 03/08, a manhã começou cedo para os petianos em Rio Branco. Os Grupos de Discussão e Trabalho (GDT), com 10 temas distintos, reuniram-se para discutir e deliberar ações reais para solucionar os problemas que envolvem tanto os grupos PET, sua estrutura quanto a educação brasileira em geral. Nesse momento, são criados os encaminhamentos a serem votados posteriormente na Assembleia Geral.

Os dias seguintes foram ocupados com a continuidade nos trabalhos dos GDTs, atividades culturais e conferências diversas. Temas como Territorialidade, Lutas Políticas e Ensino, pesquisa e extensão: o PET para além da tecnificação do saber encheram as tardes e noites dos petianos presentes com novos e aprofundados conhecimentos.



O XXI ENAPET encerrou-se no dia 05/08, com a realização da Assembleia Geral. Com 13 horas de duração, a atividade final dos petianos nesse encontro promove um profundo aprimoramento em questões políticas e burocráticas, com estímulo a discussão e ao respeito pelas opiniões divergentes. A participação na Assembleia faz os petianos ter a certeza de que todo o trabalho realizado valeu a pena.






O PET Engenharia Civil da UFPR participou do ENAPET 2016 através de três petianos: Lucas Zorzan, Stephanie Zau e Willian Bueno. Os discentes levaram demandas da UFPR e da região Sul para o encontro nacional, além de participarem ativamente da confecção dos trabalhos científicos. A petiana Stephanie apresentou o trabalho intitulado "Intercâmbio entre grupos PET da Universidade Federal do Paraná", executado em parceria com a Comissão Executiva InterPET da UFPR.



Parabenizamos a organização do evento pela realização de mais um ENAPET, os petianos presentes por não medirem esforços na contribuição com o programa, tendo em vista todas as dificuldades, e confirmamos, desde já, a nossa presença no XXII ENAPET, a ser realizado em Brasília/DF.