quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Desafio de Taludes

No último dia 12/08, o grupo PET Engenharia Civil em conjunto com o Grupo de Estudos em Geotecnia, realizou a primeira edição do Desafio de Taludes. O Desafio de Taludes é um projeto que objetiva intensificar o interesse dos alunos da graduação na área da Geotecnia por meio da aplicação prática de conceitos estudados em sala de aula. Tendo isso em vista, o grupo PET realizou a primeira edição da competição que consistiu na execução de uma obra geotécnica, em modelo reduzido, simulando a construção de um talude em escala real.



Nessa primeira edição, o Desafio contou com a participação de 13 equipes, tanto da UFPR como de outras Universidades de Curitiba e de outros estados. A Universidade Positivo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a FACEAR honraram, juntamente com a UFPR, o nome da Engenharia Paranaense. A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) também participou da competição inscrevendo 4 equipes. Ver este grande interesse dos futuros engenheiros civis pela Geotecnia faz todo o trabalho valer a pena!

Após diversos dias de trabalho exaustivo, o grupo PET Civil comemora o sucesso do evento. A classificação final da competição ficou da seguinte forma:

Nossos sinceros parabéns e votos de sucesso a todas as equipes participantes, em especial às equipes Os Taludeiros, Taludes Go e Talude Descendente, posicionadas nas três primeiras colocações. Desafiar-se, ousar e ter coragem de arriscar faz de todas as equipes legítimas vencedoras! Que as dificuldades encontradas sirvam como crescimento e aprimoramento para a futura e brilhante carreira de cada um.

A organização do evento agradece imensamente aos patrocinadores que tornaram este evento possível. À Maccaferri, parceira do início ao fim e que, em todos os momentos, mostrou-se uma empresa séria, competente e comprometida com a Engenharia de qualidade, nosso muito obrigado. O sucesso histórico da empresa se repete a cada dia, e nos engrandece poder contar com seu apoio. À Fugro In Situ, aos Institutos LACTEC e à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) nossos agradecimentos pelo apoio e confiança.



O sucesso de um evento deste porte só foi possível com o auxílio dos diversos alunos da graduação. O PET Civil agradece aos petianos egressos e aos alunos da UFPR que incansavelmente nos ajudaram a carregar anilhas e a desmontar os taludes, permitindo a continuidade do evento. Nosso muito obrigado, também, ao professor Vítor Faro, do DCC, que desde a concepção do projeto nos auxiliou com ideias, conselhos e também dividiu conosco muitas aflições.

Projeto pioneiro no Brasil, o Desafio de Taludes cumpriu seu objetivo. Trouxe luz à Engenharia Geotécnica, desafiou os participantes e agregou conhecimento de maneira diferenciada. Os problemas e divergências da primeira edição ficam como aprendizado para a melhoria contínua da competição. 

Afinal, como disseram vários sábios: "O futuro ainda não está escrito. Nós estamos aqui para escrevê-lo."