quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Curitiba: Modelo em planejamento Urbano e sustentabilidade?

Curitiba é famosa internacionalmente por ser uma cidade pioneira na implementação de um planejamento urbano sustentável. Ideias como o sistema de transporte público, bus rapid transit (BRT), o sistema de reciclagem do "lixo que não é lixo", o programa Câmbio Verde e os faróis do saber, renderam à cidade apelidos como Capital VerdeCidade mais verde na terra e Cidade mais inovadora do mundo.


Curitiba se tornou um modelo para o transporte público de qualidade

Muitos desses nomes surgiram graças a ações realizadas durante os mandados do prefeito Jaime Lerner, entre 1971–75, 1979–84 e 1989–92. Apesar de ser criticado por muitos, com seus ideais: "Se você quer criatividade, corte um zero do orçamento. Se você quiser sustentabilidade, cortar dois zeros!", o ex-prefeito e governador expôs Curitiba ao resto do mundo através de projetos ousados e inovadores.

Jaime Lerner transformou Curitiba em uma espécie de laboratório de inovações em planejamento urbano. Antes mesmo de se tornar prefeito, participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba, que resultou no processo de transformação física, econômica e cultural da cidade. Durante seus mandatos, algumas ações memoráveis, e até mesmo polêmicas, foram a implementação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, a transformação da Rua XV de Novembro em um via exclusiva para pedestres, o "calçadão", a construção do Jardim Botânico de Curitiba e a Ópera de Arame, e a criação da Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE).


Jaime Lerner
Entretanto, após esses "anos dourados" para a inovação e sustentabilidade de Curitiba, nos últimos anos a cidade vem passando por um writer's block (bloqueio criativo), e atualmente é a capital com maior índice de veículos per capita do Brasil . Lutando para se reinventar, a capital vem recebendo críticas opostas aos méritos do passado.


“Curitiba parou de inovar e está comprando coisas obsoletas ou copiando os outros. O viaduto estaiado, por exemplo, é uma cópia que foi feita da ponte de São Paulo, e de forma desnecessária. E não poderemos reconstruir com qualidade uma rede de transporte com apenas meia linha de metrô, que é o que está sendo proposto.”
Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba.

“A cidade que diz ter mais de 100 quilômetros de ciclovia as tem esburacadas, com cruzamentos não sinalizados, e com orçamento zerado pelo prefeito há pelo menos cinco anos consecutivos. Gasta-se mais com café no gabinete do que com ciclovias.” 
Fábio Duarte, arquiteto e urbanista, professor da PUCPR 

Outros defendem a cidade como uma eterna cidade modelo, graças a suas inovações que influenciaram soluções urbanas adotadas no mundo todo.


“Ela (Curitiba) atingiu determinados níveis de excelência e foi a cidade que cirou o que hoje é conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), o sistema que opera em canaletas exclusivas. Isso não vai mudar."[...]"Prefiro ter sempre um horizonte a buscar do que já ter ultrapassado um nível e ficar achando que não há mis nada a fazer." 
Sérgio Pires, arquiteto e designer, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC)  
Curitiba continua sendo modelo em planejamento urbano e sustentabilidade? Ou, como diz o historiador Dennison Oliveira, as gestões municipais movidas por interesses privados e empresariais continuarão sendo entraves na qualidade de vida dos moradores da cidade?

Recentemente o jornal britânico The Guardian incluiu Curitiba numa série de artigos referentes a história da urbanização das cidades, não há dúvida que nossa capital teve um passado glorioso e é reconhecida internacionalmente, porém o ouro do passado não pode ofuscar a preocupação com os problemas do presente. 


Referências:
  • https://traveltoparana.wordpress.com/2010/01/15/curitiba-is-the-first-brazilian-city-to-win-the-sustainable-transport-award/
  • https://nextcity.org/daily/entry/cracks-in-the-curitiba-myth
  • https://www.theguardian.com/cities/2016/may/06/story-of-cities-37-mayor-jaime-lerner-curitiba-brazil-green-capital-global-icon
  • http://articles.latimes.com/1996-06-03/news/mn-11410_1_world-city
  • http://www.theecologist.org/green_green_living/2299325/curitiba_the_greenest_city_on_earth.html
  • http://www.dac.dk/en/dac-cities/sustainable-cities/all-cases/green-city/curitiba-the-green-capital/
  • http://www.archdaily.com.br/br/783642/planejamento-urbano-nao-pode-separar-transito-moradia-e-lazer-diz-jaime-lerner
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Jaime_Lerner
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Curitiba#Urban_planning
  • http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/sera-que-curitiba-nao-e-mais-aquela-9dmrigv03iv6ab6f3wy4biqtq