terça-feira, 16 de agosto de 2016

Concreto capaz de absorver poluição

A poluição do ar causa, a cada ano, cerca de 7 milhões de mortes no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, houve um aumento de 8% nos níveis globais de poluição desde 2008, mostrando que as medidas ambientais tomadas até agora não foram suficientes, principalmente nos países em maior desenvolvimento. Como engenheiros, também é de nossa responsabilidade nos adaptarmos a realidade mundial e buscar soluções para problemas como esse. Pensando nisso, o Grupo Italcementi, um dos maiores produtores mundiais de cimento, trabalha focado em inovar e criar produtos cada vez mais sustentáveis.

Um dos produtos da Italcementi é o concreto feito com a mistura de cimento com dióxido de titânio, permitindo a passagem do ar pelo concreto enquanto absorve partículas de óxido de nitrogênio, um dos principais componentes da poluição do ar. A estrutura além de ajudar a filtrar o ar ao redor permite que os resíduos absorvidos sejam carreados pela chuva, se transformando em sais inertes ao ambiente.



Esse concreto foi utilizado no Palazzo Italia, imagem acima, que se encontra na cidade de Milão. Para construção da sua fachada foram utilizados 9000 metros quadrados do concreto desenvolvido pela Italcementi. Segundo a empresa, foram necessárias 12.500 horas de pesquisa para alcançar esse resultado. Uma estimativa bem curiosa é que se 15% dos prédios de Milão utilizassem tal concreto, reduziria a poluição do ar em 50% na cidade.

Além dessa mistura inovadora, a estrutura também utilizou mármore e granito reciclado como agregado para o concreto, sendo ainda mais sustentável, e foi projetada para consumir 40% menos energia, através da colocação de painéis solares no telhado de vidro. Essas preocupações devem estar na mente de todos, principalmente de nós engenheiros.



Essa é somente uma das medidas atuais para tentar contornar a situação em que nos encontramos. Para mais informações sobre a Italmenti e seus produtos, acessar os links abaixo:

http://www.italcementigroup.com/ENG/
http://www.i-nova.net/