terça-feira, 5 de julho de 2016

Origamis para estruturas?

Saiba mais sobre o origami-resistente utilizado na Engenharia Estrutural!

Também chamada de “zippered tube”, ou tubo de zíper (este nome deve-se ao funcionamento conjunto dos tubos, que se comportam como um zíper), esta tecnologia já está sendo desenvolvida há um bom tempo por pesquisadores da Universidade de Illinois, da Universidade de Tóquio e do Instituto de Tecnologia de Geórgia. Esta técnica de construção, de acordo com os estes estudiosos, permite que uma folha de papel se transforme em uma estrutura com uma resistência de duas vezes maior que a resistência inicial.


O origami para este tipo de estrutura foi baseado na dobradura Miura-ori, que consiste em dobras ziguezagueadas das tiras de papel. Esta técnica foi criada nos anos 80 por Koryo Miura, um astrofísico japonês, e permite, através das dobras, reduzir o tamanho de uma folha de papel em um pequeno pedaço. O mais interessante neste sistema é que, quando se aplica uma força, ela se curva para qualquer lado. A rigidez da dobradura pode ser aumentada utilizando incrementos de papel, colando uma outra peça nela, formando assim um tubo.

Com a utilização de origamis na engenharia, podemos ter fachadas que alteram a sua forma e também a criação de pontes e abrigos para situações emergenciais. Além disso podem ser produzidas estruturas leves capazes de suportarem cargas de magnitude considerável.


“A habilidade de mudar funcionalmente em tempo real e uma grande vantagem do origami”, afirma Filipov. ” Tendo essas estruturas transformáveis, você pode mudar a sua funcionalidade e torna-la adaptável. Elas são reconfiguráveis. Você pode mudar as características do material: Você pode fazer com que sejam mais rígidos ou flexíveis, dependendo do uso proposto”.

O que se espera desta tecnologia, é que possam ser feitas outras combinações de tubos, com variados ângulos de dobramento, afim de construir novas estruturas. Além disso, espera-se que a técnica seja aplicada em outros materiais, como plástico e metal, para que possam ser aplicados na construção de robôs microscópicos.

Confira abaixo um vídeo ilustrativo referente à este sistema:


Para mais informações, acesse: http://gizmodo.uol.com.br/origami-super-resistente/