quinta-feira, 14 de julho de 2016

Intercâmbio de graça? Porque não na UFPR?

Você já pensou na possibilidade de fazer um intercâmbio de graça? Ou na oportunidade de iniciar sua carreira profissional em uma grande empresa? Conheça mais sobre os Programas de bolsas e estágios do Santander Universidades. 


O Programa de Bolsas Luso-Brasileiras é um dos mais tradicionais Programas de Mobilidade Internacional do Santander Universidades que tem por objetivo estimular o intercâmbio acadêmico e cultural entre o Brasil e Portugal. Neste ano (2016) o Programa completou sua 11º edição, beneficiando mais de 1000 alunos de instituições públicas do Brasil. Foram 165 bolsas de estudos com valor de 3300 mil euros por aluno/por semestre. Os alunos selecionados neste ano, irão viajar em agosto deste ano e retornarão em setembro de 2017. 


O Programa de Bolsas Ibero-Americanas foi criado em 2011 e conta com a integração Ibero-americana (Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai). Neste ano foram 850 bolsas destinadas à instituições públicas brasileiras no valor de 3000 euros por aluno/por semestre. Alunos selecionados neste ano viajarão em setembro deste ano e retornarão em dezembro de 2017. 


O Programa de Bolsas Internacionais foi lançado em 2010 e beneficia cerca de 300 alunos de instituições públicas anualmente, podendo ser do Brasil, Espanha, México e Reino Unido. Estudantes da graduação e pós graduação estão convocados, porém o discente deve ter bom rendimento acadêmico, condições econômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas. A bolsa equivale a 5000 euros por aluno/por semestre. As inscrições estão abertas.

banner.jpg

O Programa de estágio do Santander Universidades foi lançado em 2011 na Espanha e hoje contempla 8 países (Brasil entre eles). A bolsa tem duração de 4 meses com carga horária de 4 horas por dia com valor de R$882,00 incluindo auxílio transporte e recesso remunerado. Neste ano o programa pretende disponibilizar 1000 vagas (sendo 100 destinadas ao agronegócio)

Universidades como USP, UFRJ, UFRR, UFPE, PUC, entre outras, estão inclusas nesses programas. Mas porque a UFPR não está na lista?

Em 2011 o site da UFPR lançou nota a respeito da disponibilidade de bolsas (veja aqui)
Em 2013 três professores receberam a bolsa (saiba mais aqui), mas o que aconteceu com o vínculo entre a universidade e o banco? Porque não temos mais o benefício e como podemos correr atrás? Queremos saber mais sobre essa e outras oportunidades.