terça-feira, 20 de outubro de 2015

10 passos para ser um empresário de sucesso

Você sonha em ser um empreendedor de sucesso? Que tal aprender com Flávio Augusto?
Ele é fundador da WiseUp, proprietário do Orlando City Soccer Club, Fundador do Geração de Valor e presidente do T-BDH CAPITAL e junto do Marcos Rezende do site Insistimento elencaram 10 passos para ser um empresário de sucesso.

O PET Civil fez um resumo para você desses passos.

Jamais tenha um emprego.





Venda algum produto.





Não se envolva com atalhos para a riqueza.





Venda de forma recorrente.





Viva com bem menos do que você ganha.





Fabrique seu próprio produto.





Amplie o mix de produtos.





Pense grande.





Venda a sua empresa.





Comece tudo de novo com pouco, sempre.




Fonte: Insistimento

terça-feira, 13 de outubro de 2015

IX Jornada Paranaense dos Grupos PET

Durante os dias 10, 11 e 12 de outubro, o PET Engenharia Civil participou da IX Jornada Paranaense de Grupos PET, organizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento tem como objetivo unir os grupos PET do Paraná para realizar discussões sobre o caráter e legislação do programa, bem como promover a troca de experiências entre os integrantes. Os encaminhamentos gerados através das discussões são levados para os eventos regionais e, se aprovados nesses, são levados para o Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).

A atividades programadas pela comissão organizadora se iniciaram na tarde de sábado (10) com as diversas oficinas ofertadas. Os integrantes do PET Engenharia Civil participaram das oficinas de finanças pessoais, teatro, origami e defesa pessoal.


Integrantes do PET Engenharia Civil, PET Odontologia, PET Farmácia e PET Elétrica da UFPR em visita à Catedral Basílica de Maringá.

Na Abertura Oficial do evento, que aconteceu na noite do sábado, fizeram parte da mesa o reitor e a pró-reitora da UEM, juntamente com a Coordenadora da IX JOPARPET - tutora do PET Química da UEM - ao lado do Tutor do PET Engenharia Química e do Conselheiro da CENAPET.


Abertura da IX JOPARPET, em Maringá.

Após a palavra de cada integrante da mesa, em que foi apresentado o tema do evento - O Petiano na Formação da Universidade - tivemos a palestra do Professor Mário Luiz de Neves de Azevedo. Foi abordado sobre o PET, o PNE e algumas reflexões sobre o campo acadêmico e a internacionalização da Educação Superior. Para finalizar a palestra, o Professor lançou desafios ao Programa, sugerindo questões como torná-lo um espaço de encontro de interculturalidade, inclusão e internacionalização e promover atividades de recepção e integração.

A noite foi encerrada com uma apresentação cultural de música e dança, que, além de integrar a comunidade petiana, expôs mais sobre a cultura paranaense.


Apresentação cultural de grupo paranaense na cerimônia de abertura da IX JOPARPET.
O dia de domingo se iniciou com os Grupos de Discussão e Trabalho (GDT), oportunidade que os petianos têm de opinar e gerar sugestões ou encaminhamentos sobre os temas discutidos, que são levados para a Assembleia Geral.

Os petianos foram dividos em 5 GDTs, cujos temas eram:
  1. Políticas e Legislação do PET
  2. Renovação Tutorial no PET
  3. Acompanhamento institucional e avaliação do PET
  4. Interpet: integração, atribuições, desafios e inserção institucional
  5. Formação petiana e sua relação com a universidade, sociedade, atuação profissional e cidadania
A tarde, a primeira atividade realizada foi o Encontro de Petiano, no qual todos os acadêmicos petianos se reúnem para discutir desafios do Programa, também gerando encaminhamentos para serem levados para a Assembleia Geral. Em paralelo a essa atividade, ocorria o Encontro de Tutores, que possuem os mesmos propósitos. 

Encontro de discentes.
Em seguida, foi realizado o Encontro por Áreas, no qual o PET Engenharia Civil pode ter mais contato com outros PETs de Engenharia. No Encontro, foi abordada a dificuldade da realização de um projeto que contenha a indissociabilidade da tríade, a relação de cada grupo com a portaria do Programa e foi realizada uma conversa com um egresso do PET Engenharia Química da UEM, que relatou suas experiências como petiano e como a participação no programa influenciou na sua vida profissional atual.


Encontro por áreas - Engenharias.

Encontro por áreas - Engenharias.

Encontro por áreas - Engenharias.
Finalizando as atividades do dia, o grupo PET Engenharia Civil assistiu as Apresentações de Trabalho dos outros grupos PET, que apresentaram seus projetos e atividades realizadas.


Apresentações de trabalhos na IX edição da JOPARPET.

Apresentações de trabalhos na IX edição da JOPARPET.
Além das atividades de integração que constam na programação do evento, os integrantes promovem integrações durante o tempo livre.


Integração e descontração entre os grupos PET Engenharia Civil, PET Odontologia, PET Engenharia Elétrica, PET Farmácia, PET Química, PET Computação e PET História da Universidade Federal do Paraná.
Na Assembleia Geral, que finalizou as atividades da IX JOPARPET, foram discutidos os encaminhamentos gerados pelos Grupos de Discussão e Trabalho, pelo Encontro de Petianos e pelo Encontro de Tutores. Também foi decidido a próxima sede do evento, que será a UTFPR Pato Branco.

O grupo PET Engenharia Civil se despediu do evento levando muitas ideias e novos aprendizados provindos da troca de experiências com os integrantes. O JOPARPET, bem como os outros eventos PET, trouxe novamente a discussão sobre o Programa, que tende ao crescimento do grupo e dos integrantes, que passam a entender o PET em todas as suas interfaces.


Membros do PET Engenharia Civil na IX Jornada Paranaense dos grupos PET.
sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PET Civil participa da 7ª edição da SIEPE

Nos dias 06 e 07 de outubro, a UFPR realizou a 7º Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). O evento reuniu o 14º Encontro das Atividades Formativas (ENAF), o 23º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), 8º Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EINTI) e o 14º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC).

A SIEPE é um evento anual da Universidade Federal do Paraná que integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e tem a finalidade de promover e estimular a interação entre professores e professoras, estudantes de graduação, educação profissional, ensino médio e pós-graduação, servidores técnico-administrativos, servidoras técnico-administrativas e comunidade em geral.

Os membros do PET Engenharia Civil apresentaram 5 trabalhos no evento. Dentre estes, dois trabalhos foram premiados como melhor trabalho de suas respectivas bancas: ''Uma investigação entre o estilo de ensino-aprendizagem do aluno e do professor no curso de Engenharia Civil da UFPR'', apresentado pela petiana Stephanie Zau, e ''Acompanhamento das obras de revitalização dos lagos do Passeio Público'', apresentado por Leandro Castelani e Matheus Ferreira.



Trabalho: Adição de fibras orgânicas em argamassa para produção de placas cimentícias

Petianas: Dayane de Cristo Miranda e Marcela Dutka Hortega

Orientadora: Nayara Soares Klein



Trabalho: Uma investigação entre o estilo de ensino-aprendizagem do aluno e do professor no curso de Engenharia Civil da UFPR

Petiana: Stephanie Karina Silva Zau

Orientadora: Márcia de Andrade Pereira



Trabalho: Acompanhamento das obras de revitalização dos lagos do Passeio Público

Petianos: Leandro Vidal Costa Castelani e Matheus Ferreira Sonego

Orientadores: Marcelo Henrique Farias de Medeiros e Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes



Trabalho: Estudo de caso de inspeção de estrutura de concreto armado de prédio público no Centro Politécnico da UFPR: 6 anos de degradação

Petianos: Isabella Bonatto, Lucas Ghion Zorzan e Nadinne Cortz Granato Zem

Orientador: Marcelo Henrique Farias de Medeiros