terça-feira, 30 de setembro de 2014

Projeto Mola - Participe!


Você conhece o Mola Structural Kit?


Todo engenheiro civil precisa entender como as estruturas se comportam quando submetidas à diversos carregamentos para podermos dimensioná-las da melhor maneira possível. Ver esse comportamento muitas vezes é bastante complicado e o Mola Structural Kit tenta solucionar esse problema.

Ele funciona a partir de molas que simulam as barras de diversas estruturas e consegue reproduzir de maneira clara as deformações que ocorrem nelas. Não seria mais fácil aprender sobre estruturas vendo como elas funcionam?

sexta-feira, 26 de setembro de 2014
terça-feira, 23 de setembro de 2014

Sistema de desinfecção solar de água – SODIS

O tratamento da água destinada para consumo é de extrema importância. Existem diferentes tratamentos para diferentes tipos de água, visando deixá-la livre de contaminantes e adequada ao consumo. O problema é que a água tratada não atinge toda a população mundial, tornando-se necessário o desenvolvimento de tratamentos eficazes e de baixo custo que possam atender regiões menos desenvolvidas.
sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Europa terá ciclovia de 70 mil Km ligando 20 países

Uma megaciclovia com 70 mil quilômetros de extensão será construída na Europa até 2020. A “EuroVelo” ligará 43 países em um total de 14 rotas de diferentes tamanhos. Ela poderá ser utilizada tanto por turistas em grandes viagens quanto pelas populações locais no deslocamento do dia a dia.
“EuroVelo” terá trechos urbanos e rodoviários; favorecerá tanto turismo histórico quanto ecológico.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Empreendedorismo 3.0



   
Afinal, o que é empreender? Como se empreende hoje em dia? E como deveria se empreender?

Para essas e muitas outras questões, Júlio Lussari afirma ter as respostas com sua teoria do Empreendedorismo 3.0!



Além de dono de uma empresa de consultoria empresarial, Lussari também é escritor, palestrante e ministra cursos, todos voltados ao aprimoramento e optimização individual e empresarial. Porém, um dos pontos que Júlio Lussari mais apresenta como prorrogativa para falar de empreendedorismo foram as três empresas que ele faliu. "Aprender com os erros é essencial" comenta o empresário.
sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Os elefantes brancos da engenharia brasileira

BR 230 - Rodovia Transamazônica

A engenharia civil tem como grande destaque a criação ou adequação de espaços para infinitas destinações. Nós, como engenheiros civis, construímos edifícios residenciais, comerciais, shoppings, estradas, pontes, barragens, etc. Porém, sem o devido investimento, o que deveria se tornar grandioso se torna esquecido e, por fim, abandonado.
Temos no Brasil diversas obras que demandaram ou ainda demandam grandes investimentos e que o benefício dessas são aparentes, todavia, a má gestão dos governantes se esbarra com o progresso. O grupo PET Civil destaca quatro grandes obras que são, de longe, tema para grandes discussões sobre dinheiro público sendo jogado fora e o papel social que o engenheiro civil tem para impedir ou quem sabe intervir nessas obras.
terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mola Structural Kit: Uma nova maneira de estudar estruturas






Por muito tempo, estudar estruturas foi algo maçante e pouco visual. Hoje, um arquiteto decidiu mudar isso. 

Márcio Sequeira de Oliveira, arquiteto e mestre em estruturas de aço pela UFOP, iniciou em 2005 um projeto inovador: o Mola. Capaz de representar de forma realista as reações de uma estrutura, a criação de Marcio encanta até os mais experiente engenheiros. O mais curioso, talvez, seja a sua simplicidade .
sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Madeira substitui aço em construções


O movimento a favor da construção de grandes edifícios em madeira, como alternativa ambientalmente amigável ao aço e ao concreto, foi reforçado por uma fonte incomum -uma importante empresa de arquitetura conhecida por suas torres de aço e concreto.



A Skidmore, Owings & Merrill, sediada em Chicago, projetou uma longa lista de arranha-céus, incluindo o One World Trade Center, na zona sul de Manhattan. Ela desenvolveu um sistema estrutural que usa a chamada "mass timber" [madeira massificada] - colunas e vigas grossas laminadas, feitas com pedaços menores de madeira. Em um relatório deste ano, a empresa mostrou como o sistema pode ser usado para um edifício residencial de 42 andares, que emitiria menos carbono em sua construção que uma estrutura convencional.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A Universidade Politécnica da Flórida inaugura novo campus: uma inovação estrutural e tecnológica!


Innovation, Science & Technology Building - Arcspace.com
Em 2009, o arquiteto, Santiago Calatrava, aceitou o desafio de projetar o novo campus da Universidade Politecnica da Flórida, em Lakeland. Perante essa situação, Calatrava projetou um edifício central que seria o símbolo do campus e serviria como biblioteca regional. Sendo assim, o engenheiro de estruturas Thornton Tomasetti assumiu as rédeas e colocou o projeto em prática.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Palestras do mês de agosto



As palestras realizadas no mês de agosto foram bem aceitas pelos alunos. A primeira ocorreu dia 20, com a professora Márcia de Andrade Pereira da UFPR e a segunda no dia 21, com os calculistas estruturais Marlos Mangini e Tales Pedro de Souza, ambos formados pela UFPR. E para finalizar esse mês houve a palestra sobre BIM, ministrada pelo Tiago Francisco Campestrini.