segunda-feira, 28 de abril de 2014

Começam obras para permitir passagem na Estrada da Graciosa

Detalhe das vigas. Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Começou quarta-feira (23) a concretagem das vigas de sustentação da ponte que vai permitir a passagem, em meia pista, de veículos na Estrada da Graciosa. As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estão construindo as vigas no próprio local onde houve o desabamento da rodovia e também concluindo a sondagem do solo das cabeceiras, que sustentará a ponte. 
sexta-feira, 25 de abril de 2014
quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prédio na China terá elevador mais rápido do mundo

A divisão de sistemas de transporte vertical da empresa de eletrónica e engenharia japonesa Hitachi revelou o seu novo sistema de elevadores que permite uma ascensão vertical à velocidade de 72 quilómetros por hora. Estes são os mais rápidos elevadores do mundo, batendo o anterior recorde de 61 quilómetros por hora dos elevadores do Taipei 101 em Taiwan e serão instalados no arranha-céus Guangzhou CTF Finance Center com 116 pisos e 530 metros de altura, atualmente em construção em Guangzhou, na China.

quarta-feira, 16 de abril de 2014
segunda-feira, 14 de abril de 2014

Finalmente, após dois anos de obras e planejamento, neste sábado o Viaduto Estaiado de Curitiba foi inaugurado

O viaduto estaiado sobre a Avenida Comendador Franco foi liberado para o tráfego neste sábado (12). Esta foi uma das obras realizada para a Copa do Mundo deste ano, e integra o corredor Aeroporto-Rodoferroviária. A inauguração da obra foi simples, realizada sob chuva.


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nova tecnologia francesa cria barreira de proteção sísmica em estruturas

Um grupo de investigadores franceses da Universidade Aix-Marseille (AMU), em colaboração com a consultora de engenharia Menard Vibro, desenvolveu um método geotécnico de alteração do solo natural que poderá contribuir para a redução da ação destrutiva dos sismos em estruturas de Engenharia Civil. De acordo com um artigo publicado na Physical Review Letters, a tecnologia consiste na execução de uma malha de furos cilíndricos, com distribuição e geometria específicas, que formam uma espécie de barreira, impedindo a ampliação de ondas sísmicas.

Passos simplificados. Fonte: Physical Review Letters.
quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cortiço mais alto do mundo fica em Caracas

São 45 andares com vista para as montanhas, uma localização privilegiada no Centro de Caracas e um heliporto. A descrição, que parece apropriada para um prédio que abriga um hotel cinco estrelas, é da Torre de David, a imensa favela vertical que surgiu e floresceu na capital venezuelana nos anos do chavismo. Projetada como um centro comercial e financeiro, a torre, originalmente batizada de "Confinanzas Financial Center", foi abandonada ainda inacabada em 1994, quando morreu seu construtor, o financista David Brillembourg, e o setor bancário da Venezuela passou por uma forte retração. 

Foto destacando a grandiosidade do prédio abandonado. Fonte: Jorge Silva/Reuters
segunda-feira, 7 de abril de 2014

Paraná investe R$ 1 milhão por dia na manutenção e conservação de rodovias

 Trânsito de Curitiba (Foto: Paulo Rosa)
Com o aumento médio de 7% ao ano, o Paraná alcançou no ano passado a marca de 6.159.417 veículos em circulação, equivalendo a quase 60% da população do estado, ou seja, existe um veículo registrado a cada dois paranaenses.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Microgeração de Energia


Microgeração de energia é a criação de pequenas centrais de energia em residências, como a foto destaca. Essas centrais são ligadas a rede do município e abastecem outras residências. A grande dúvida é a viabilidade desse investimento, hoje alto e que não tem muito apoios fiscais.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Desafio Intermodal - Engenharia de Tráfego


No dia 31 de março de 2014 foi realizado, na cidade de Curitiba, o Desafio Intermodal, na disciplina de Engenharia de Tráfego, o projeto permite uma perspectiva da desenvoltura de diversos modais com o mesmo destino, buscando encontrar na prática soluções eficientes para a mobilidade urbana.