sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tijolos feitos a partir de bactérias

Cortesia de bioMason
Foto: bioMason
Uma start-up de biotecnologia desenvolveu um método para sintetizar tijolos a partir de nada além de bactérias e outros materiais abundantes na natureza. Tendo recentemente recebido o primeiro prêmio no Cradle to Cradle Product Innovation ChallengebioMason desenvolveu um método de cultivar materiais através do emprego de microrganismos. Argumentando que os quatro materiais tradicionais da construção - concreto, vidro, aço e madeira - apresentam níveis significantes de energia incorporada e dependem muito de recursos naturais não renováveis, a resposta vem na forma de cimentos biológicos altamente resistentes (como corais) que podem ser usados "sem impactos negativos no ambiente".

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Apresentação inicial do Processo Seletivo

As inscrições para o grupo PET Engenharia Civil encerram-se na última sexta-feira (21/02). Dessa forma, hoje (27/02) aconteceu a apresentação inicial aos inscritos.

Petianos durante a apresentação
Na apresentação, os petianos Kemmylle Sanny e Felipe Bertolini destacaram a importância de uma formação completa e diferenciada no ensino superior. Esclareceram em que contexto o PET se insere na universidade para a promoção de atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão (os pilares das universidades federais brasileiras). 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Câmpus Cabral da UFPR terá prédio sustentável

O projeto que guiará as obras deve ficar pronto em nove meses e, em seguida, será aberto o processo de licitação para a construção

UFPR / Divulgação / Para a UFPR, a nova estrutura facilitará a interação entre os alunos
Alunos dos cursos de Comunicação Social, Design e Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ganharão um prédio sustentável para abrigar suas turmas. Depois de um concurso nacional que recebeu 111 inscrições, o projeto vencedor foi anunciado no mês de julho, quando a comunidade acadêmica conheceu as futuras características do espaço.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Curitiba é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo


Anúncio oficial foi feito pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nessa terça-feira (18), em evento no litoral catarinense. Obra deve ser concluída em 15 de maio


Portal da Copa

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou na tarde da terça-feira (18) a participação de Curitiba como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e disse que as obras na Arena da Baixada devem estar concluídas até 15 de maio. O anúncio foi antecipado numa rede social e oficializado em entrevista coletiva realizada em Florianópolis (SC), onde acontece o congresso técnico para o campeonato mundial. Serão promovidos dois eventos-testes no estádio antes da inauguração.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

44% dos curitibanos ainda preferem o carro

Pesquisa mostra que uso do automóvel em Curitiba só perde – e por pouco – para o transporte coletivo. Por outro lado, bike é mais usada do que o táxi

Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo / Frota atual de Curitiba chega a 1,3 milhão de automóveis: número é visível nas ruas
Foto: Gazeta do Povo
Apesar de outras alternativas de mobilidade urbana ganharem cada vez mais espaço nas cidades, quase metade dos cidadãos que vivem em Curitiba (44,21%) ainda utiliza o carro como principal meio de locomoção. É o que revela um estudo realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo. Em dezembro de 2013, a frota na capital chegou a 1.350.462 veículos – o que dá uma média de 1,3 carro por habitante.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Despedida da Gabriela Bill do PET Civil

No PET Civil, quando um integrante pede desligamento do grupo, ele escreve uma "carta de despedida". Todas as cartas disponíveis estão disponíveis na página "Depoimentos". Desta vez, a carta é da Gabriela Helena Bill, petiana desde o final de 2012, que se despediu do grupo no final do ano passado.


"Bom Dia PET’s,
   Pensei, pensei, repensei, pensei de novo, e não cheguei a nenhum resultado de como seria “A Carta de Desligamento Perfeita”, então pensei: acho que deve ser algo mais orgânico mesmo.
Lembro tão bem do dia da matrícula, quando a Ana Julia veio com aquele folder do PET, explicando, explicando, e, bem, eu era caloura, então nada me fez muito sentido no momento, até que ela desviou o assunto: passaram muitas meninas nesse ano né? É, uhum. Guardei o folder. Aquilo me chamou a atenção de alguma forma, “Mas que será que faz nesse PET ai?”, a curiosidade continuou, me “acheguei”, ficava lá, lendo, jogando xadrez com o Juninho, discutindo com o Diego, atrapalhando todo mundo às vezes, mas muito curiosa, sim. Li e reli o livro de 25 anos, me interessei de verdade. E então estava decidido, no próximo semestre eu tentaria o Processo Seletivo e perderia o medo de “não terei tempo para mais nada!”, de fato não tive, mas foi ótimo.
Posted in
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

3º Fórum Mundial da Bicicleta - Participe!


Em uma cidade onde o trânsito está bastante congestionado e o transporte público já não é tão efetivo quanto outrora, alternativas são cada vez mais necessárias. É visível o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte em Curitiba, principalmente nos últimos anos, e o prognóstico é que esse uso apenas cresça aqui e no resto do país. O ciclista não pode mais ser ignorado e sua voz ganha força a cada dia.


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Participação do PET na Semana do Calouro 2014

          O PET Civil apresentou hoje (04) na Semana do Calouro, divulgando suas atividades e apresentando os novos membros aos ingressantes do curso de Engenharia Civil da UFPR.
          Neste segundo dia foram apresentadas também outras entidades como o EMEA, C7, Atlética do C7 e Bateria do C7, além de uma palestra motivacional realizada pelo professor Cristóvão Fernandes.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Maior ponte solar do mundo é concluída em Londres

Reforma de ponte construída em 1886, recebeu a instalação de 4.400 painéis fotovoltaicos. Estrutura tem capacidade para gerar 900 mil kWh por ano

Foto: solarcentury
Após aproximadamente cinco anos em obras, a instalação de 4.400 painéis fotovoltaicos na ponte próxima da estação Blackfriars do metrô de Londres, na Inglaterra, foi finalizada. Agora, a estrutura é considerada a maior "ponte solar" do mundo e tem capacidade de gerar 900 mil kWh por ano.
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

RU do Politécnico volta a funcionar nesta quarta-feira, dia 05/02

Foto: Gazeta do Povo

O restaurante universitário do Centro Politécnico voltará às suas atividades normais hoje (05/02), após as férias, desde 24/12/2013. Lembrando que o restaurante funciona de segunda à sexta, das 6h45 às 8h00 no café da manhã, das 11h00 às 13h15 no almoço e das 17h45 às 19h40 no jantar.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Curitiba abre nova licitação para estudos ambientais do metrô

Estudo anterior que garantiu Licença Prévia teve prazo expirado em março de 2013. Propostas para nova concorrência serão abertas em 14 de fevereiro
Shutterstock

A Prefeitura de Curitiba abriu novo processo de licitação para seleção e contratação de empresa que será responsável pela execução de Estudo Complementar de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) para as obras do metrô de Curitiba. O edital foi publicado nessa quarta-feira (29) e os interessados têm até às 14h30 do dia 14 de fevereiro para apresentar suas propostas e documentos para habilitação. Os envelopes serão abertos na referida data, no auditório do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).