terça-feira, 29 de outubro de 2013

Saiba tudo sobre a ComPETição de Pontes de Papel - 3ª Edição



Nos dias 03 e 06 de novembro será realizada a terceira edição da ComPETição de Pontes de Papel. A Competição, já tradicional entre os estudantes de Engenharia Civil, contará com a participação de alunos de outros cursos, para acirrar a disputa.
Confira o que vai acontecer:
sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Com parte dos resíduos gerados em demolição usados no nivelamento do terreno e parte comercializada, construtora reduziu custos com destinação e compra de agregado novo

Desmontar estruturas e beneficiar concreto e resíduos classe A reduziram o custo de demolir 3.794 m² de um parque gráfico no Rio de Janeiro, resultando em 8.243 m³ de agregados em granulometrias diversas beneficiados em canteiro. Parte dos resíduos foi vendida e parte usada para aterro e nivelamento, conforme explica Renato Salgado, consultor de obras sustentáveis do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).
segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Outdoor no Peru transforma ar em água potável


Um outdoor nos arredores de Lima, Peru, transforma ar em água potável. O dispositivo, criado pelos pesquisadores da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) de Lima e pela agência de propaganda Mayo Peru DraftFCB, captura a umidade do ar e, com a ajuda de filtros, produz a água. O painel tem uma localização estratégica, no vilarejo de Bujama, uma área ao sul da capital na qual os moradores quase não têm acesso à água limpa.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comemoração 30 ANOS


No dia 20 de Setembro de 2013, o PET CIVIL - UFPR completou 30 anos desde sua oficialização perante ao Ministério da Educação. Nessas três décadas de história, várias pessoas tornaram-se petianas, várias tutoraram o grupo, e outras ainda se tornaram simpatizantes e defensores ativos do programa e de seus ideais.

Dessa forma, depois de um ano de preparação (contatar todas as pessoas já envolvidas, direta ou indiretamente com o programa, fazer orçamentos em relação aos lugares e à comida, preparar discursos e infinitas reuniões para serem tomadas as melhores decisões), a festa aconteceu e contou com mais de 100 pessoas, que compuseram todas as gerações PET e pré-PET.


Posted in
quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PET Civil participou do XVIII ENAPET em Recife/PE


O XVIII ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET), aconteceu durante os dias 01 e 06 de outubro na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e contou com a presença de mais de 1500 alunos e tutores dos grupos PET de todo o país, além de representantes do PET junto ao MEC. A UFPR estava representada pelos grupos PET de Engenharia Civil, Farmácia, Odontologia, Computação, Litoral Social e Comunidades do Campo, sendo o grupo de Civil o mais numeroso, contando com 10 alunos e o tutor, Prof. Marcelo Medeiros.
terça-feira, 8 de outubro de 2013

Desafio Intermodal 2013


 No dia 30 de agosto de 2013 ocorreu o VII Desafio Intermodal de Curitiba. Neste ano, ele foi realizado pelo Programa Ciclovida e contou com o apoio do grupo PET Civil.

Concentração inicial - UFPR
 No Brasil, o projeto surgiu em 2006 por iniciativa da Associação de Transporte Ativo na cidade do Rio de Janeiro, e vem ganhando cada vez mais força como parte da programação de diversas atividades desenvolvidas por órgãos governamentais e não governamentais voltadas à sociedade. Desde então, inúmeras cidades brasileiras vêm aplicando o desafio, dentre elas, São Paulo, Belo Horizonte, Aracajú, Balneário Camboriú, Maringá, Mossoró, Jundiaí, Manaus, Florianópolis e Porto Alegre, obtendo resultados diversificados.