sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto de lei quer punir engenheiros e consultores por erros em obras públicas



A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou na semana passada um projeto de lei que prevê a responsabilização de projetistas e consultores por danos decorrentes de falhas nos projetos e orçamentos que antecedem as obras públicas. A proposta tem como objetivo facilitar o processo de fiscalização em obras com indícios de irregularidades.

Lâmpada de Moser vai iluminar 1 milhão de casas



Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve o seu próprio momento de ‘eureka’ quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia. Para isso, ele utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de cloro. Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a ‘luz engarrafada’.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Projeto - English Day

Os eventos dos Grupos PET são espaços de integração entre os petianos e de discussão e reflexão tanto sobre a política do programa em si quanto ao que tange o tema 'educação'.

Assim, durante o evento, são proporcionadas várias rodas de discussões que vão de 'Encontro por áreas', no qual os PETs pertencentes à cursos inseridos numa mesma área como Ciências Exatas ou Ciências Biológicas podem discutir sobre os projetos realizados e assim compartilhá-los, até a 'Assembleia Geral', na qual todas as discussões são transformadas em encaminhamentos a serem levados à instâncias maiores e órgãos responsáveis.

Foi no 'Encontro por áreas' do último SulPET (notícia) que o PET Engenharia Elétrica da UDESC apresentou o projeto 'English Day', no qual em um dia da semana todos os petianos deveriam falar apenas em inglês. Para que esse dia seja lembrado, são hasteadas bandeiras de países diversos cuja língua oficial é o inglês.

Nós, do PET Engenharia Civil, achamos uma ótima ideia reservar um dia para essa atividade devido a crescente importância do idioma a título profissional e pessoal. Dessa forma, aconteceu na segunda-feira passada (26/08/2013) a primeira experiência 'talking just in English'. A experiência provou que apenas praticando é que se aprende. E, a troca de conhecimentos foi engrandecedor para todos que participaram. Ficou-se definido então que todas as segundas-feiras serão reservadas para a prática do idioma.

Gostaríamos de ressaltar, porém, que os graduandos que, por qualquer motivo, tiverem que comparecer na sala do PET, não precisam se arriscar no idioma. Ao mesmo tempo, destacamos a importância de se aprender um segundo idioma, seja ele inglês, espanhol, alemão, italiano, francês ou mandarim, principalmente no atual momento de investimento maciço em intercâmbios a nível de graduação e pós.

Uma das ferramentas desenvolvidas pelo conhecido programa Ciências Sem Fronteiras para incentivar e auxiliar alunos que pretendem aprimorar o inglês para prestar os tão temidos testes de proficiência foi o Inglês Sem Fronteiras. Ele utiliza-se de uma plataforma desenvolvida pelo National Geographic Learning e CENGAGE Learning chamada My English Online, composta por 5 níveis e que simula provas como TOEFL e TOIC.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Serviço do sistema de aluguel de bicicletas é suspenso em Curitiba



Um relatório deve ser entregue nesta segunda-feira (26) para a Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre os seis meses de funcionamento da Bicicletaria.net, permissionária do sistema público de aluguel de bicicletas da capital paranaense. O serviço foi suspenso na sexta-feira (23) e ainda não tem uma data para voltar a funcionar. Os gestores querem mudanças nos termo de concessão e acreditam que é preciso automatizar o sistema.

'Sem tijolo', casa sustentável leva menos tempo para ficar pronta

Casa construída com a nova tecnologia "sem tijolos" em Almirante Tamandaré, RMC


Casas sustentáveis que levam menos tempo para ficar prontas são a promessa de seis jovens profissionais, engenheiros civis e arquitetos, entre 25 e 28 anos. A empresa, fundada em 2009 com sede em Curitiba, tem construído casas de uma maneira diferente da convencional: sem tijolo. A estrutura é feita com madeira autoclavada de reflorestamento – tratamento especial que pode durar até cem anos, segundo os profissionais – e  isolamento térmico com lã de vidro ou garrafas pet. Os empresários dizem garantir construções concluídas em prazos mais curtos, com menos mão de obra e mais benefícios ao meio ambiente.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Os 8 setores da engenharia que pagam os maiores salários



O setor de construção pesada faz com que a renumeração seja melhor em relação aos outros setores, porém,  deve ser levado em conta os fatores expertise e bagagens técnicas.

“É o segmento que melhor paga engenheiros e que tem demandado bastante mão de obra qualificada”, destaca Raphael Henrique, consultor do Hay Group. Ele destaca que o setor é um dos mais fechados em relação à absorção de engenheiros vindos de outros segmentos.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013
terça-feira, 20 de agosto de 2013
sábado, 3 de agosto de 2013