sexta-feira, 26 de julho de 2013

Construção de um dos primeiros edifícios pré-fabricados com estruturas modulares em Nova York (com vídeo)


Os arquitetos do estúdio Gluck +, antiga Peter Gluck and Partners, assinaram o projeto de um dos primeiros edifícios pré-fabricados em aço e concreto de Nova York. O Stack, como foi nomeado o complexo, terá sete andares com 28 apartamentos e é localizado em Manhattan.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Energia das marés - Maremotriz


A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.

Casa feita para sobreviver ao clima


O lar de fachada metálica em Orange County, na Califórnia, pertence a um fazendeiro da região. Depois que a residência anterior foi consumida pelo fogo, o proprietário contratou os serviços do escritório Daly Genik Architects para que uma morada mais moderna fosse erguida para ele. Dentro do terreno, a área ideal foi escolhida com base na orientação solar e na topografia. Como as temperaturas caem drasticamente no inverno, foi preciso encontrar uma fatia de terra onde a casa estivesse protegida.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Começa a construção de museu projetado pelo MAD Architects em ilha artificial na China



Começou a construção do novo Museu de Arte de Pingtan, projetado pelo escritório MAD Architects como uma ilha artificial na área costeira de Pingtan, na China. Com mais de 40 mil m², o museu será a maior coleção particular do país, com mais de mil peças expostas. O empreendimento também deverá facilitar a comunicação de arte entre Taiwan e a China.

Cidade do Paraná cria curso para inserir mulheres na construção civil


As aulas do projeto gratuito "Capacete Rosa", criado pela prefeitura para inserir mulheres na construção civil em Maringá, no norte do Paraná, começaram nesta segunda-feira (15), com 16 alunas. A primeira turma do curso vai formar azulejistas, de acordo com a administração municipal. Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Flávio Vicente, a ideia é criar mais oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.
quarta-feira, 10 de julho de 2013

A maior construção já levantada pelo homem abriu suas portas na China


Em que momento uma construção vira uma cidade? Com 1,7 milhão de metros quadrados, é difícil escolher uma dessas duas classificações para o Centro Global New Century.
O New Century, que começou a ser construído no primeiro semestre de 2012 (não muito tempo para uma obra dessa proporção), abriu oficialmente no dia 1º de julho. A estrutura de vidro e aço com 18 andares fica em cima da nova estação do metrô de Chengdu, uma província da cidade de Sichuan com mais de 14 milhões de habitantes e uma das megalópolis que mais cresce na China.

Engenharia civil é a quarta profissão melhor remunerada no Brasil, de acordo com pesquisa do Ipea


A profissão de engenharia civil é a quarta melhor remunerada, de acordo com mapeamento da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea  divulgado na semana passada. A pesquisa analisou as ocupações de nível técnico e superior que mais geraram empregos e tiveram os maiores ganhos salariais entre os anos de 2009 e 2012 em todo o país.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Maior usina hidrelétrica brasileira planeja construção da terceira fase de ampliação


Antes de começar o artigo, esclareço que a usina de Tucuruí no sudoeste do Pará é a maior usina brasileira por ser construção 100% nacional, visto que a usina de Itaipú é construção binacional, Brasil e Paraguai e localizada na fronteira entre os dois países.
Localizada no rio Tocantins tem qualidade de ser a quarta maior usina hidrelétrica do mundo localizada (perde para: Três Gargantas (China): 18.200 megawatts, Itaipu (Brasil/Paraguai): 14.000 MW e Guri (Venezuela): 10.000 MW) com capacidade de produção de 8.370MW estudos estão sendo feitos para a construção de uma terceira casa de força que permitirá acréscimo de 2.000 MW a 2.500 MW; hoje sua capacidade atual é suficiente para abastecer 16,7 milhões de pessoas, ou quase a região metropolitana de São Paulo, de 19 milhões de habitantes, podendo chegar a 40 milhões de brasileiros abastecidos por ela.
quarta-feira, 3 de julho de 2013

O primeiro tijolo de construção negativo em carbono


O Carbon Buster é o primeiro bloco de construção do mundo capaz de captar mais dióxido de carbono do que aquele que é emitido durante a sua produção – 14 Kg por tonelada. O produto foi desenvolvido pela empresa britânica Lignacite em parceria com a Carbon8 Aggregates e é composto por mais de 50% de material reciclado.
segunda-feira, 1 de julho de 2013

PET Civil realiza atividade do projeto InterPET nas Escolas


No último sábado, 29/06, o PET Civil realizou sua atividade do projeto InterPET nas escolas, que acontece em parceria com outros PET's e a Prefeitura de Curitiba, como atividade do projeto Comunidade Escola. A ação foi realizada na Escola Municipal Guilherme Braga Sobrinho, no bairro Uberaba, e contou com a participação de cerca de 15 crianças. Auxiliaram na execução da atividade as alunas do PET Computação Clara Daia e Clarissa Pereira, o aluno do PET Engª. Química Fillemon Edillyn e aluna do PET Odontologia Ana Carolina Fernandes.