terça-feira, 30 de abril de 2013

Tutor do PET publica artigo em importante revista científica.


O Profº Dr. Marcelo Medeiros, do Departamento de Construção Civil e também tutor do PET Civil publicou recentemente o artigo "Reinforced concrete in marine environment: Effect of wetting and drying cycles, height and positioning in relation to the sea shore". O artigo foi escrito em conjunto com o Profº Dr. Paulo Helene, da USP, a mestranda Andressa Gobbi e a engenheira Giovana Réus, graduadas na UFPR.

A revista da publicação é a Construction and Building Materials, periódico de elevado conceito internacional na área de Engenharia Civil.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Engenheiro desenvolve processo de purificação da água através da cana-de-açúcar



O engenheiro ambiental Antonio Iris Mazza desenvolveu um projeto no qual se torna possível a purificação de água contaminada por corantes em escala industrial. Ao visitar uma usina de cana-de-açúcar em São Bernardo do Campo, o engenheiro se deparou com grandes quantidades de bagaço de cana, que até então não possuíam utilidade alguma para a usina e eram basicamente descartados em aterros sanitários.
sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cidade agora tem dois pontos de bicicleta compartilhada


O prefeito Gustavo Fruet participou nesta quinta-feira (31) do lançamento do projeto de compartilhamento de bicicletas, que funcionará, inicialmente, em dois bicicletários da cidade. Pelo projeto, gerenciado pela Prefeitura e com gestão da iniciativa privada, usuários poderão alugar as bicicletas e usá-las de forma integrada com os bicicletários.
quarta-feira, 24 de abril de 2013

Apresentação sobre a Ponte Rio- Niterói.

Os petianos Gabriela Helena, Kemmylle Sanny e Waldney Araújo realizaram na última quinta-feira (18/04) a apresentação sobre a visita realizada pelo grupo a Ponte Rio-Niterói. A apresentação tratou sobre a exposição feita pelo Engenheiro C. H. Siqueira sobre o histórico da construção da obra e a sua manutenção, as visitas ao Museu da Ponte e Sala de Controle e sobre a entrada do grupo no interior da Ponte.
segunda-feira, 22 de abril de 2013

Japoneses encolhem arranha-céu em Tókio


Os pedestres do movimentado distrito de Akasaka em Tókio começaram a notar algo estranho em um hotel de 40 andares. Ele encolheu quase que pela metade. Lentamente, sem o uso de explosivos ou outras ferramentas de demolição, o arranha-céu está sendo colocado abaixo. Ele perde dois andares a cada 10 dias.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PET Civil participa do Comunidade Escola

Integração dos universitários com as crianças
No último sábado (13/04), os integrantes do PET Civil Kemmylle Sanny, Gabriela Bill, Jullian de Oliveira e Bruno Araújo, juntamente com o graduando Tainan Pantano e os petianos do PET Computação, foram à Escola Municipal Morumbi realizar uma atividades com as crianças que aproveitam o final de semana para continuar indo à escola, mas, dessa vez, para brincar e jogar diversos jogos como queimada, skateboarding, xadrez e ping-pong.
quarta-feira, 17 de abril de 2013

Megaobra cruza a Amazônia para transmitir energia


Linha de transmissão terá 1.191 quilômetros de extensão e vai percorrer torres que chegam a 300 metros de altitude, sustentadas por 30 mil m³ de concreto
Por: Altair Santos
Primeiras fases da obra começam a ser entregues no 1º semestre de 2013.
Cruzando a selva amazônica, sem danificá-la ambientalmente, 4 mil homens estão construindo a maior linha de transmissão do país, desde Furnas. Trata-se do percurso que ligará Manaus, no Amazonas, a Macapá, no Amapá, passando por Tucuruí, no Pará. São 1.191 quilômetros de extensão, numa obra que iniciou em novembro de 2011 e agora em 2013 começa a entregar os primeiros trechos. A cargo do grupo espanhol Isolux Córsan, o empreendimento, financiado pela SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e pelo BASA (Banco da Amazônia) custará aproximadamente R$ 3 bilhões.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013

Calouros conhecem o campus através do tour do PET.

Grupo de calouros visitam um dos modelos reduzidos de Belo Monte.
No dia 10/04 (quarta), foi realizado o Tour do PET. Os calouros foram guiados pelos vários locais do Centro Politécnico, tendo como ênfase os locais mais utilizados pela engenharia civil, e os laboratórios do LAME e do CEHPAR.

quarta-feira, 10 de abril de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
sexta-feira, 5 de abril de 2013

Grupo de voluntários substitui barracos por casas para famílias pobres em favelas.


Nos grandes centros urbanos, muitas famílias de baixa renda não podem comprar ou manter uma casa e têm como única solução viver em um barraco em uma favela. Muitas vezes essa situação é extremamente insalubre, as casas são construídas sem as condições básicas de saneamento e até mesmo são infestadas por ratos, baratas e outros animais que podem transmitir doenças. Em casos de chuva, os barracos são levados pela enxurrada e as famílias perdem tudo o que têm.
quarta-feira, 3 de abril de 2013
segunda-feira, 1 de abril de 2013

Grupo PET faz visita à Ponte Rio-Niterói.

Museu da Ponte Rio-Niterói
Na última terça-feira, 26 de Março, o grupo PET esteve no Rio de Janeiro/RJ para realizar uma visita técnica à Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói. Além do PET, participaram também da visita os alunos Luan Souza, Ester Divieso, Lucas Lins, Tainan Pantano, Arielly Barbosa e Targus Piaskowski, além da professora doutora do Departamento de Transportes da UFPR, Márcia de Andrade Pereira e  da amiga da grupo, Bruna Emely, residente em Niterói.