terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Professores marcam greve nacional para o mês de abril

  A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que agrega 44 entidades de todo o país, realizará uma greve entre os dias 23 e 25 de abril, durante a Semana Nacional de Educação. O encontro e a paralisação têm como objetivo defender a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública e discutir uma alteração na Medida Provisória (MP) 592, para que os royalties do petróleo sejam destinados para o setor.

  Frente à pressão de diversos movimentos sociais e educacionais, o Plano Nacional de Educação (PNE) - que prevê a aplicação em até dez anos de 10% do PIB na área da educação - foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no dia 16 de outubro do ano passado e encaminhado para votação no Senado. Se aprovado pelos senadores sem alterações, o texto vai para sanção presidencial. Atualmente, União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB no setor por ano.
 O texto do PNE diz que serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal, incluídos os royalties, diretamente em educação. Hoje, os recursos que vão para a área não chegam a 20%. A CNTE, no entanto, exige que o total dos royalties do pré-sal sejam destinados apenas à educação.
domingo, 13 de janeiro de 2013

ABMS apresenta compilação do conhecimento sobre solos de São Paulo e Curitiba

No final de 2012 ocorreu, em São Paulo, o lançamento de um livro dos professores de Geotecnia da UFPR e da USP. O lançamento em Curitiba está previsto para esse ano.
Segue a notícia retirada do site da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica):

Mais de 170 pessoas participaram do pré-lançamento do livro “Twin Cities - Solos das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Curitiba”, realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, na capital paulista, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2012. O evento teve como objetivo apresentar o conteúdo da obra que promete ser referência nos estudos da Geotecnia, Geologia e Engenharia Ambiental voltados para as duas capitais estaduais.  “É uma obra de excelente qualidade, pois foi consolidada com estudos de especialistas renomados em suas áreas”, afirma Marcos Massao Futai, presidente do Núcleo Regional São Paulo da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), entidade responsável pela realização do evento. A edição do livro, que será comercializado a partir de 2013, foi realizada pelo Comitê Técnico TC-305 (Megacidades), da ISSMGE – Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, em conjunto com os Núcleos Regionais São Paulo e Paraná-Santa Catarina, da ABMS. (Na foto, da esquerda para a direita: Andrea Sell Dyminski, Arsenio Negro, Marcos Massao Futai e Makoto Namba, associado à ABMS que participou ativamente da organização do evento).
Diversas palestras e debates enriqueceram a programação. Para o geólogo Marcelo Denser Monteiro (foto), que trabalha no Metrô de São Paulo e  é um dos autores do capítulo que aborda a geologia da Grande São Paulo, o livro vem também para atualizar o conhecimento geotécnico sobre a cidade. “O último livro que abordou os solos de São Paulo foi feito há 20 anos”, comenta Marcelo. “Essa publicação veio principalmente para sintetizar e atualizar dados, o que já a torna muito importante para o meio”.