quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PET + Comunidade Escola

Um dos projetos no qual o PET está inserido é o Comunidade Escola, projeto governamental que, no último ano, vem contado com a ajuda dos integrantes dos grupos PET Computação, Farmácia e Engenharia Civil.
A cada dois meses, um dos PET se responsabiliza por criar uma atividade lúdica voltada para um público de ampla faixa etária que participa das atividades desenvolvidas em diversas escolas públicas abertas durante o final de semana.

Nesse sábado, 01 de Dezembro, às 13:30, a Universidade, representada pelos grupo PET, vai à escola Maria Marli Piovezan, afim de realizar uma atividade com temática do curso Engenharia Civil com crianças de 10 a 11 anos.




Caso tenha interesse em participar, apareça!
terça-feira, 27 de novembro de 2012

Finalização e Premiação da Competição de Pontes de Papel II

Aconteceu no dia 14/11 no Auditório da Administração do Campus Centro Politécnico da UFPR o rompimento e o encerramento da Competição de Pontes de Papel.
E foi um sucesso!

A preparação começou às 12h. Todos os integrantes do PET, com a indispensável ajuda dos candidatos em processo seletivo se empenharam bastante para que às 16h tudo estivesse pronto.
E às 16h o rompimento começou! 
As equipes primeiramente pesaram as pontes, para servir de critério de desempate, e a disputa se iniciou. O rompimento foi feito de forma simultânea duas a duas. 
Cada rompimento era uma susto e uma surpresa. Muitos eram os palpites sobre quanto cada ponte iria suportar, e o peso máximo foi de 26,82 kg (Equipe 4), apesar de terem a projetado para 15 kg apenas.

Nos intervalos de preparação para outro rompimento, camisetas e cursos oferecidos pela TKS foram sorteados.

Ao final, uma grande reviravolta aconteceu, e a ponte que ficou em penúltimo lugar no quesito "Aspectos Arquitetônicos" ficou em primeiro!

Avaliação Final
As equipes vencedoras foram:

Primeiro Lugar - Equipe Rocket

Segundo Lugar - Equipe Golden Gate

Terceiro Lugar - Equipe Pinguela
As fotos da montagem, avaliação, rompimento e premiação já estão no facebook do PET.

Nosso imenso agradecimento a todos que participaram e contribuíram direta ou indiretamente para a realização desse grande evento já em sua segunda edição.

Divulgação externa:
Ó TV e UFPR TV.

Patrocínios:
Senge, IPOG, StampIdeias, TKS e Lavitta Engenharia.

Apoios:
C7, DAEP, Red Bull e Escola Borromeu.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
terça-feira, 13 de novembro de 2012

Palestra "Escavações em Maciços Rochosos"

O PET, em parceria com a ABMS, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, está organizando uma palestra a ser proferida pelo Professor Doutor André P. de Assis, no dia 21 de Novembro às 19h, no auditório da Administração no Centro Politécnico, no Jardim das Américas.



Resumo da Palestra:
Cada vez mais, as necessidades da sociedade moderna exigem obras geotécnicas mais ousadas em todos os tipos de maciços, como os maciços rochosos. Isto porque estão sendo implementadas em todo o país obras de infraestrutura, como vias de transporte urbanas e interurbanas, energia e outras. Embora este tópico já vem sendo tratado no Brasil há muito tempo, apenas uma pequena parcela da comunidade geotécnica brasileira tem conhecimento no assunto. A palestra será dividida em três partes. Na primeira, será abordado o entendimento do comportamento de maciços rochosos e suas peculiaridades, desde sua caracterização, obtenção de parâmetros geomecânicos e modelagem. Já as segunda e terceira partes da palestra serão destinadas a casos de obras em maciços rochosos, a céu aberto (taludes e fundações) e subterrâneas.

Avaliação Arquitetônica - Competição de Pontes de Papel II

Acaba de sair a primeira parte da avaliação das Pontes de Papel!

Pontes finalizadas de 8 das 10 equipes participantes da 2ª Competição
de Pontes de Papel. Durante a montagem, 2 desistiram

A avaliação arquitetônica constitui-se dos seguintes critérios específicos:
- Proporção e Forma: harmonia e equilíbrio geral da composição, e do tamanho e disposição dos componentes do todo;
- Funcionalidade: o quanto a forma atente a função ao qual o elemento se propôs, de forma racional;
- Criatividade ou originalidade: grau de afastamento entra a solução adotada e as mais comuns;
- Repetição e Ritmo: presença de padrões mais ou menos complexos de formas que dão um caráter à obra;
- Hierarquia: coordenação entre a importância de cada elemento e seu destaque visual;
- Clareza Visual: facilidade de leitura visual do conjunto e de seus elementos;
- Unidade: capacidade do elemento de parecer coeso, de formar um todo com identidade própria, onde todas as partes pertencem e combinam com a identidade global.


Parabéns a todas as equipes!

Mas ainda é só o começo. O rompimento será amanhã, quarta-feira (14/11), no Auditório da Administração. E é lá que os outros 80% da nota serão contabilizados e os três primeiros lugares definidos.

Em breve serão divulgados os comentários de cada critério sobre todas as equipes feitos pelos professores do departamento de Arquitetura.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Montagem - Competição de Pontes de Papel 2

Foto da equipe "Cananéia" - Competição de Pontes de Papel 2

Em plenos ânimos de domingo (11/11), ocorreu a primeira etapa da Segunda Competição de Pontes de Papel, do PET Engenharia Civil.

Tendo início às 12h12, o evento durou até cerca de 19h20, quando o prazo máximo para término da montagem era de 7 horas de duração. Apesar dos esforços, das 10 equipes inscritas, duas não terminaram o projeto e não competirão na segunda etapa, na quarta-feira (14/11), data em que serão divulgados os campeões e suas respectivas notas nos quesitos de eficiência estrutural, máxima carga de ruptura e aspectos arquitetônicos.

Nesta segunda-feira (12/11), está prevista a avaliação dos aspectos arquitetônicos, com três professores de Arquitetura. Em breve, as notas serão divulgadas.

Agradecemos a todas as equipes que estão participando da Competição de Pontes de Papel 2 e por todo o ânimo durante a montagem! 

Estão todos convidados a assistir ao rompimento, quarta-feira, no auditório do prédio de Administração do Centro Politécnico, às 16 horas, que ocorrerá durante o Simpósio de Métodos Numéricos da UFPR.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Equipe de Alunos de Engenharia Civil da UFPR é primeira colocada no Concurso de Concreto Colorido Ecoeficiente (ECO-CC – 2012)


O concurso de concreto colorido de alta resistência é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e tem como finalidade estimular os alunos de engenharia civil das universidades de todo o Brasil a se aprofundarem na área de novos materiais para a dosagem do concreto pensando na estética do concreto aparente associado a altas resistências.
Este já é um desafio muito grande, porque os alunos passam a se empenharem durante meses em pesquisar materiais e técnicas que possam elevar a resistência à compressão do concreto e associar isso a necessidade de produzir um concreto esteticamente interessante, com a incorporação de pigmentos (que tendem, em alguns casos, a diminuir a resistência do concreto) e a tentativa de reduzir bolhas de ar na superfície, produzindo um concreto com superfície lisa e com coloração homogênea.
Não satisfeitos com isso, a comissão organizadora dos concursos colocou em 2012 mais um desafio para os alunos, o de atender ao exposto no parágrafo anterior com um consumo de aglomerantes máximo de 300 kg/m3. O motivo disso é que as edições anteriores a este concurso (2010 e 2011) geravam concretos com altíssima resistência, porém, com consumo de aglomerantes elevadíssimo e fora do contexto da aplicação prática. Sabe-se que atualmente o interessante é produzir concretos com elevados níveis de resistência associado ao uso de baixos consumos de cimento, que é um material que gera muito dióxido de carbono na sua produção. Desse modo, a mudança de rumos do concurso de 2012 foi muito válida porque fez o aluno trabalhar com alta resistência associando com estética, qualidade, custo e redução do impacto ambiental do concreto produzido. Todos estes conceitos são o dia a dia de qualquer engenheiro civil moderno.
Outra questão que o concurso suscitou indiretamente foi o da ética profissional. Quando a comissão do concurso propôs o limite de consumo de cimento, muitos se perguntaram: Como isso vai ser controlado pelos avaliadores do concurso? Uns falaram que alguém iria infringir as regras e ganhar o concurso, outros argumentaram que existe uma questão de ética e que o professor orientador não pode deixar que seus alunos descumpram as regras, pois isto é dar exemplo de falta de ética. No meio de tudo isso, outros rebateram que os professores orientadores não estarão sempre com seus alunos e não é possível garantir o cumprimento do edital. E por fim, ouve-se a pergunta chave: Que Engenheiros Civis serão os alunos de uma equipe que precisa infringir um edital de concurso para ganhar? Resumidamente, pode-se dizer que o ponto positivo de toda esta discussão é que o aluno, que será um Engenheiro Civil no futuro, precisa agir de forma ética na sua prática profissional.

Saiu a 1ª edição d'A Ponte', o jornal do PET-Civil [+ respostas da Ponte Interativa]


Saiu nesta quinta-feira (08/11) a primeira edição do Jornal do PET Engenharia Civil da UFPR: A Ponte.


Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil da UFPR elaborou, ao longo do semestre, um jornal informativo voltado para a área do curso, com opiniões, editoriais, entrevista com professor da Universidade, notícias e até palavras cruzadas com tema voltado à construção civil.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Iniciação Científica na Engenharia Civil


A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como ferramenta de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno.
A iniciação científica é um dever da instituição e não é uma atividade eventual ou esporádica. É isso que permite tratá-la separadamente da bolsa de iniciação científica, já que se toma a IC como um instrumento básico de formação, ao passo que a bolsa de iniciação científica é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos professores do IFSP-SBV. É fundamental compreender que a iniciação científica é uma atividade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa.
Quanto aos objetivos da iniciação científica, pode-se listar uma série deles, tanto para os pesquisadores quanto para os orientadores e para a Instituição:
Em relação aos orientadores:
·         Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição;
·         Estimular o aumento da produção científica;
·         Estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação.
Em relação aos bolsistas:
·         Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa;
·         Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
·         Despertar no bolsista uma nova mentalidade em relação à pesquisa.
Em relação à Instituição:
·         Atender à Lei Nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
·         Estabelecer parcerias com empresas e outras instituições de ensino e pesquisa;
·         Também através da pesquisa aplicada, formar cidadãos críticos e com visão da realidade;
·         Cumprir seu papel social como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão.
domingo, 4 de novembro de 2012

Nota Sobre a Segunda Competição de Pontes de Papel




A organização da Competição de Pontes de Papel II vem por meio desta esclarecer o item do Edital: "A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura".
Entendemos que a existência de tiras ou tubos duplos (sejam simplesmente sobrepostos ou colados) é um tipo de revestimento, em papel. Portanto fica vedado a construção de tubos ou tiras com sobreposição de faixas de papel (exceto na área de colagem para fechamento do tubo). 
Lembrando que em caso de constatação da violação deste ou qualquer outro item do Edital, será aplicada a penalização constante no mesmo, sendo o grupo desclassificado da competição.
sábado, 3 de novembro de 2012

Concreto que elimina rachaduras sozinho pode ser o futuro da construção

(Fonte da imagem: Reprodução/Dvice)

Uma equipe de pesquisa de Universidade de Delft, na Holanda, descobriu uma forma de fazer com que o concreto “se cure” sozinho no caso de rachaduras.
A nova fórmula do concreto traz bactérias inofensivas aos humanos, as quais entram em ação com o simples contato com a água, criando calcário e consertando as rachaduras por conta própria. Com isso, o concreto poderia ser reconstituído até mesmo com a ação da chuva.