Obra vai consumir 2.600 m³ de concreto e trem vai circular sobre pilares e vigas de pré-moldado que pesam até 80 toneladas
Atualmente, uma das principais obras em andamento em Porto Alegre – prevista no cronograma de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 – é a construção do aeromóvel. O veículo sobre trilhos irá percorrer um trecho de 998 metros, fazendo a ligação entre o aeroporto internacional Salgado Filho e a estação de metrô mais próxima do complexo aéreo da capital gaúcha.
Trata-se de uma engenharia meticulosa, já que envolve a fabricação e o transporte de grandes peças de concreto pré-moldado. Os 48 pilares, cada um pesando 12 toneladas e medindo 15 metros, serão transportados da fábrica Premold, em Sapucaia do Sul – distante 20 quilômetros de Porto Alegre – até o local da construção, enquanto outras 48 vigas, cada uma pesando 80 toneladas, serão fabricadas no próprio canteiro de obras do aeromóvel.
Segundo o engenheiro Amilton Ribeiro, gerente de fiscalização da ETM Integradora de Serviços de Engenharia Ltda., empresa que lidera o consórcio do empreendimento, a construção do aeromóvel vai envolver 2.600 m³ de concreto. “As peças maiores são as que comportarão o duto de propulsão e os trilhos de rodagem do veículo”, explica. A expectativa é de que o aeromóvel seja inaugurado no primeiro semestre de 2012.
Segundo o engenheiro Amilton Ribeiro, gerente de fiscalização da ETM Integradora de Serviços de Engenharia Ltda., empresa que lidera o consórcio do empreendimento, a construção do aeromóvel vai envolver 2.600 m³ de concreto. “As peças maiores são as que comportarão o duto de propulsão e os trilhos de rodagem do veículo”, explica. A expectativa é de que o aeromóvel seja inaugurado no primeiro semestre de 2012.