quarta-feira, 29 de junho de 2011

PET Civil visita a Usina Hidrelétrica de Mauá



O grupo PET Engenharia Civil da UFPR, juntamente com alunos do curso de graduação, visitaram a construção da Usina Hidrelétrica de Mauá, localizada no rio Tibagi entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (aproximadamente 280 km de Curitiba).

A obra foi iniciada em julho de 2008 e tem previsão de operação ainda este ano. A potência instalada da Usina é de 361 MW, dos quais 350 MW são da casa de força principal e 11 MW da casa de força ao pé da barragem, a qual aproveita a vazão sanitária para geração de energia.

A barragem é feita de Concreto Compactado com Rolo (CCR) utilizando o método rampado para execução. Possui aproximadamente 75 metros de altura máxima e 775 metros de crista.

Os 26 alunos que participaram da visita conheceram grande parte das instalações da obra, como a central administrativa, casa de força da vazão sanitária, ponte sob a barragem, túnel de adução, câmara de carga e as instalações da casa de força principal. Assim, foi possível compreender melhor todo o circuito hidráulico de geração de energia e possuir maior visão de todas as etapas e processos envolvidos em uma obra de uma usina hidrelétrica.

Em breve postaremos as fotos da visita.
segunda-feira, 27 de junho de 2011

Discussão sobre o Novo Código Florestal



Hoje o PET Engenharia Civil realizou o projeto Falando Sobre Tudo. O tema da discussão foi sobre o Novo Código Florestal.

O projeto é realizado mensalmente nos qual um integrante realiza uma pesquisa sobre algum tema da atualidade e os integrantes do PET são divididos em dois grupos, um a favor e outro contra a pergunta do debate. Após, no bloco seguinte, inverte-se as posições e ao final da atividade, a palavra é aberta para todos os integrantes e livre para defender opiniões pessoais.

A atividade tem como objetivo estimular o senso crítico, a defesa de argumentos e ao pensamento de pontos de vista diferentes sobre o tema.
Posted in

Túnel submerso é a opção mais racional na Travessia Santos-Guarujá


Desde o começo dos debates sobre as opções construtivas para a travessia Santos-Guarujá, o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT) sempre acreditou que a alternativa mais racional seria o túnel submerso. Para convencer as autoridades, o Comitê participou de diversas palestras e audiências públicas, apresentando argumentos técnicos que demonstram ser o túnel a melhor opção.
sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mini-Curso Segurança de Barragens de Rejeito


O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) entre a UFPR, UFOP e PUC-Rio, com o apoio do PET Engenharia Civil, promoverá um Mini-Curso de Segurança de Barragens de Rejeito.

O curso será ministrado pelo Prof. Waldyr Lopes de Oliveira Filho, PhD - UFOP.

Será ofertado nos dias 27 e 28 de junho de 2011 pelo turno da manhã, com carga horária total de 8 horas. Certificados de participação serão emitidos. O local de realização (campus Centro Politécnico) ainda será confirmado.

As inscrições são limitadas, gratuitas e deverão ser feitas na sala do grupo PET - CESEC.
É uma ótima oportunidade de aprofundar-se em tópicos da engenharia geotécnica que não são vistos na graduação.

Contamos com a participação.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aeroportos brasileiros são vilões de desperdício de água

Levantamento realizado pela consultoria H2C aponta que os aeroportos da Copa 2014 têm grande potencial de economia do recurso. Gastos poderiam ser reduzidos em 70%

Clique para ampliá-la.

A três anos do maior evento midiático do planeta, o Brasil deveria iniciar um planejamento sério para realizar uma Copa Azul em 2014. A defesa é da H2C, consultoria especializada em programas de uso racional de água. “O Brasil concentra a maior reserva de água doce do planeta, mas ao mesmo tempo figura entre os países que mais desperdiçam o recurso. Precisamos reverter esse quadro negativo, ainda mais num momento de grande visibilidade para país”, alerta o consultor Paulo Costa.
quarta-feira, 15 de junho de 2011

UFPR incentiva carona solidária


Campanha "Carona Solidária", organizada pelo C7, começou nessa segunda-feira (13) no Centro Politécnico. Objetivo é integrar possíveis caroneiros.

A carona solidária é normalmente incentivada em países como Canadá e EUA. Alguns projetos já deram certo no Brasil, como o "Unicarona", da Unicamp (Universidade de Campinas) e o "Carona Solidária", da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Nessas universidades, a internet foi a ferramenta utilizada para fazer o encontro entre a carona e o caroneiro. Uma ideia semelhante está em estudo no projeto Carona Solidária na UFPR. Ferramentas desse tipo funcionam por meio de um cadastro de pessoas que gostariam de participar do sistema de caronas. A partir daí, pessoas que moram na mesma região revezam o carro. A cada dia, uma pessoa dá carona ao colega até a universidade.

O Conselho de Estudantes do Setor de Tecnologia (C7) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) promove esta semana a campanha "Carona Solidária", no Centro Politécnico, em Curitiba. Uma barraca da campanha está montada no estacionamento do Setor de Ciências da Terra, até o dia 17 de junho. Nela, uma equipe buscará fazer a integração dos caroneiros ao longo do dia.
segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conheça países que investem em energia renovável!

     O ser humano não vive mais sem energia, porém, isso não significa que para utilizá-la ou fabricá-la seja necessário poluir. Energias limpas são alternativas sustentáveis que podem suprir e movimentar a economia.

     De acordo com o Instituto para Diversificação da Energia (IDEA), em 2020, cerca de 42,3% do total da geração de eletricidade virá de fontes renováveis. Leia, abaixo, a lista dos cinco países que mais investem em energias alternativas do mundo:

As placas fotovoltáicas são uma alternativa limpa de gerar energia / Foto: jssz


Espanha
     O país se tornou o maior produtor mundial de energia solar térmica em meados de 2010, com 432 MW instalados. Ele é o segundo na Europa com maior capacidade de geração energética com placas fotovoltaicas, podendo produzir mais de 3.400 MW.

    Atualmente, existem mais de 16 projetos de energia solar em construção e outros 20 em processo de análise.

    A Espanha também dá largos passos na produção de energia eólica. Atualmente, possui projetos que produzem 727 MW e a capacidade instalada de geração eólica ultrapassa os 19.000 MW.

 
Portugal


Portugal desenvolveu um sistema capaz de gerar energia através das ondas do mar / Foto:Divulgação

       A capacidade instalada de geração de energia limpa no país cresceu mais de três vezes de 2004 a 2009 com o Pelamis Wave Power, primeiro parque de geração energética a partir das ondas do mar – de 1,220 MW para 4,307MW.

     As fontes renováveis são responsáveis por 17% de toda a energia produzida em Portugal. Desse percentual, 56,6% provém das hidroelétricas, 33% das eólicas, 7,5% da biomassa e o restante da a produção fotovoltaica, biogás e resíduos sólidos urbanos.

     Portugal pretende chegar a 2020 com 45% de toda sua produção energética bruta vinda de fontes renováveis.



China

     A China possui a maior quantidade de turbinas eólicas em operação do mundo (50%) e o responsável por isso foram os altos investimentos para projetos internos. No primeiro semestre de 2010, Pequim chegou a investir 10 bilhões de dólares no setor; a metade do que o resto do mundo junto investiu (20,5 bilhões de dólares).

     A previsão é que o país chegue a produzir mais 375 GW em 2020, com o investimento acumulado de 620 bilhões de dólares.

A energia dos moinhos de vento são bastante utilizadas hoje em dia / Foto: ras263

Índia

      O governo indiano lançou no início de 2010 um plano de 19 bilhões de dólares para gerar 20.000 MW de energia solar até 2022. Para que a chamada Missão Solar Nacional funcionasse, a Índia criou um sistema que obriga às empresas distribuidoras de energia a comprar uma quantidade determinada de energias renováveis, o Renewable Purchase Obligation (POR).


Alemanha

      A energia renovável na Alemanha representa 16% da produção total. O governo alemão pretende que esse percentual chegue a 80% em 2050, e os incentivos fiscais para alcançar essa meta não são poucos.

     Nos próximos anos o país deve receber um investimento de cerca de 6,62 bilhões de dólares, que deverão servir para projetos de parques eólicos off-shore (fora da costa). Além disso, outros 1 bilhão de dólares devem sair do bolso da Vattenfal, produtora de aerogeradores, para construir uma fazenda com capacidade instalada de 288 MW, em 2012.

     A energia limpa no país traz outros benefícios, como a geração de novos empregos para a população, com 300 mil vagas já criadas na última década. 



Link: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2010/12/conheca-cinco-paises-que-mais-investem-em-energia-renovavel-no-mundo/


sexta-feira, 3 de junho de 2011

IBAMA emite licença para Usina de Belo Monte


Clique na imagem para ampliá-la.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) acaba de emitir a licença de instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão.

Com a licença, as obras das barragens dos sítios Pimental e Belo Monte podem ser iniciadas. Esse é um dos principais projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e alvo de uma intensa disputa entre o governo e grupos ambientalistas.

Palestra Técnica - Projeto do Metrô de Curitiba



Quarta-feira, dia 1º de junho, foi realizada no Auditório do CESEC, uma palestra sobre o projeto do metrô de Curitiba, pelo arquiteto Edemar Meissner, supervisor de implantação do IPPUC e coordenador do projeto do metrô.

A apresentação em PDF pode ser acessada pelo link: http://migre.me/4Ier3