quarta-feira, 27 de abril de 2011

Torre de TV em Tóquio alcança 601 m de altura e se torna a maior do mundo


Tokyo Sky Tree

A Tokyo Sky Tree alcançou 601 m de altura, tornando-se a maior torre de transmissão de TV do mundo. A torre deverá ter 634 m de altura ao final de sua construção, previsto para dezembro deste ano. Com 600 m de altura, a Canton Tower, em Guangzhou, foi ultrapassada.


Com projeto do arquiteto Tadao Ando, a torre será construída com uma estrutura central de concreto armado baseada na arquitetura japonesa de edifícios como o Taipei 101, que conta com um pilar central e pisos independentes, que ajudam na minimização dos impactos dos terremotos. As fachadas são feitas de molduras de aço conectadas ao "esqueleto" central.

Para a construção do pilar central, a Obayashi Corporation, empresa responsável pela construção, utilizou um sistema de formas trepantes, para agilizar o processo. Já nas fundações, a empresa utilizou um sistema de estacas escavadas, que contam com estrias, funcionando como cravos para ajudar na sustentação da torre. 


A base do edifício tem uma forma triangular que vai se tornando circular de acordo com a sua altura. Na altura de 350 m, há o primeiro observatório, com três pavimentos. Depois, 100 m acima, há um observatório de dois pavimentos com um corredor circular. Segundo a Tobu Tower Sky Tree Co., empresa responsável pela administração da torre, o segundo observatório é o mais alto do mundo.


Segundo Hirotake Takanashi, porta-voz da empresa, a construção dos 30 m restantes é uma fase crítica que envolve a instalação de uma antena digital. Além da torre, haverá, no mesmo terreno, edifícios comerciais, uma praça e duas estações de trem.


    
O projeto de iluminação utiliza conceitos da cultura japonesa em sua composição. Com projeto de Hirohito Totsune, um lado é iluminado com apenas uma cor; no outro, a torre foi dividida em segmentos, cada um com uma cor. As obras foram iniciadas em julho de 2008, com investimento de 60 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente US$ 734 milhões. A abertura de todo o complexo está prevista para o primeiro quarto de 2012.






Fonte: Mauricio Lima - Tecnologia e Materiais - Revista Téchne.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Atividade da Semana: API

O Acompanhamento das Pesquisas Individuais é uma atividade interna do grupo relacionada às pesquisas científicas realizadas pelos integrantes, ressaltando a importância de realizar essas pesquisas e apresentar em eventos, como o EVINCI, realizado durante a SIEPE, na UFPR.

Bimestralmente, os integrantes deverão fazer uma apresentação da sua pesquisa, mostrando o seu conteúdo e também o seu andamento. Quando o aluno estiver na parte inicial, deve apresentar também o plano de trabalho.

A primeiras apresentações ocorrem nesta semana, na quinta e sexta-feira.

Capa da apresentação da Pesquisa Individual do petiano Diego Mendonça

Posted in
segunda-feira, 25 de abril de 2011

14º SulPET: Formato, Expansão e Perspectivas


Foi realizado, entre os dias 21 e 24 de Abril de 2011, o 14º SulPET, evento que reúne os professores e tutores dos PET's da região Sul do Brasil.

O encontro contou com mais de 500 participantes e aconteceu na cidade de Florianópolis-SC.

Durante as discussões alguns encaminhamentos foram gerados, dentre eles a divulgação imediata da Ata da Assembleia do Evento. Encaminhamento esse já cumprido.

Segue neste link a Ata acima citada: Ata da Assembleia do 14º SulPET.

Além disso, foi redigida uma carta aos tutores que não puderam comparecer ao evento falando sobre a importância dessa participação: Carta aos Tutores.

A maioria dos estudantes do PET Engenharia Civil estava presente no encontro e o Grupo parabeniza aos petianos da UFSC pela organização do evento.

Resultado do Tema do Fala Sério

Apenas a nível de esclarecimento, o tema vencedor para o projeto Fala Sério do PET foi:
Metrô Curitiba: Qual a viabilidade dessa proposta?

Os alunos do PET já estão trabalhando para preparar a discussão, que contará com palestrante especialista do assunto seguido de uma Mesa-Redonda.

Muito obrigado a todos que votaram na enquete!
terça-feira, 19 de abril de 2011

Italianos criam cimento transparente


Prédio da Expo em Xangai
Uma empresa italiana lançou um prédio verde que, na verdade, é transparente. Arquitetos da Italcementi desenvolveram um cimento transparente que permite mais entrada de luz no edifício, diminuindo o gasto com energia.

O único prédio construído com o material, batizado de i.light, hoje, é o pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada ano passado. A construção usou o cimento em cerca de 40% de sua composição. Mas a empresa impulsionou o projeto com parcerias pelo mundo e já anunciou a próxima edificação a empregar o material: o prédio da embaixada italiana em Bangcoc, na Tailândia, cuja inauguração está prevista para este mês.
segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oficina de Apresentação em Público


Será realizada, dos dias 03 a 05 de Maio, a Oficina de Apresentação em Público.

A ementa do curso passa por dicas de apresentação, explicação da importância da oratória e uso do powerpoint nas apresentações.

O curso terá 6 horas ao todo, sendo 2 horas por dia, com início às 18h30min, e ocorrerá no CESEC.
Inscreva-se na Sala do PET até o dia 29 de Abril.

O custo será apenas o do material didático.
sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto Falando Sobre Tudo

Com intuito de esclarecer o texto abaixo, explica-se:
Um resultado do Projeto Falando Sobre Tudo é a elaboração de um texto pelo mediador da discussão.
O texto tem opinião particular do integrante do PET, não expressando, necessariamente, a opinião do Grupo.
Segue abaixo o primeiro texto do ano.
Posted in

Energia Nuclear e sua semelhança com o verbo matar

Desde os primórdios da história a energia vem sendo cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico tecnológico da humanidade.

Uma das formas atuais de obtenção dessa energia tão necessária é a reação nuclear. Entretanto, dados todos os problemas já conhecidos de vazamentos nucleares, vale a pena arriscar diversas vidas por um desenvolvimento mais dinâmico?

A resposta parece difícil, mas é clara após pensarmos um pouco sobre o assunto.
quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conheça as empresas ideais dos universitários


Petrobras é mais atrativa para universitários de cinco das sete áreas do conhecimento. A Petrobras é a empresa mais presente quando os universitários brasileiros pensam nas empresas ideais. É o que revela pesquisa divulgada no ano de 2010 pela consultoria “Universum Global”.

De acordo com a pesquisa “Top 100 Ideal Employer”, a companhia é líder dos planos dos estudantes dos cursos ligados às áreas de gestão/negócios, engenharia, ciências naturais, direito e saúde. Ao todo, foram analisadas sete áreas de conhecimento.

Para os universitários dos cursos de Tecnologia da Informação e Humanas, o Google é a empresa ideal. A Vale aparece na segunda posição entre os estudantes dos setores de Engenharia, Ciências Naturais e Direito. A Editora Abril ficou na segunda posição da área de Humanas.
terça-feira, 12 de abril de 2011

Carreira turbinada com o PET

O Programa de Educação Tutorial coloca o estudante em contato com pesquisa, ensino e extensão e o prepara para as várias frentes do mercado de trabalho

O estudante Gabriel Grando Barbosa, 22 anos, ainda não se formou em Engenharia Civil mas tem, desde o segundo ano do curso, contato com a docência, a pesquisa e ainda participa de atividades que levam a Engenharia para mais perto da comunidade. Ele, junto com outros 11 estudantes, faz parte do Pro­­grama de Educação Tutorial (PET), do Ministério da Educação (MEC), que coloca o aluno em contato com outras experiências na sua área fora da sala de aula.

A ideia é que eles consigam, antes de concluir a graduação, experimentar um pouco de tudo para escolher o caminho na hora de ingressar no mercado de trabalho. “Eu queria complementar minha formação e aproveitar os recursos da universidade, então achei que o PET seria o ideal”, conta Gabriel, que estuda na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os estudantes do primeiro ano de Engenharia Civil Gustavo Nagel e Geovanni Mendes participam, junto com o professor Leonardo Miranda, do projeto Mãos à Obra

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Enquete - Projeto Fala Sério


Um dos projetos criados este ano que vem no sentido de uma maior aproximação entre o PET e a Graduação, bem como da melhoria da mesma, é o Fala Sério.


Inicialmente pensado para o mês de junho, a ideia é reunir membros da graduação, inclusive de outros cursos, com a possibilidade do apoio de alguns PET's da UFPR, e realizar uma mesa-redonda discutindo um tema relevante para a Engenharia e a Sociedade de modo geral.

Foi feita uma enquete, disponível à direita no site, com intuito de que o tema escolhido possa ser preparado desde já para a discussão. Vote!
terça-feira, 5 de abril de 2011

Telhados Brancos


Numa época em que o ecologicamente correto dita a moda em diversos aspectos, morar também deve estar inserido nessa nova ordem. As variadas formas de sustentabilidade, desde o reaproveitamento da água até formas alternativas de energia para a casa, juntam-se a uma forma natural de conter o calor e, ao mesmo tempo, decorar o imóvel.

Uma maneira de minimizar as altas temperaturas dento das casas, é utilizar a cor branca nos telhados, pois ela absorve os raios solares em menor quantidade, combatendo as chamadas “ilhas de calor” – fenômeno climático comum em concentração de asfalto e concreto.
sexta-feira, 1 de abril de 2011

Atividade da Semana: Falando sobre Tudo


O projeto Falando sobre Tudo, do PET Engenharia Civil, tem como objetivo o aumento do senso crítico dos integrantes do grupo.

Usando a metodologia de uma discussão sobre assuntos polêmicos em geral, discussão essa mediada por um petiano previamente sorteado, procura-se desenvolver a capacidade de argumentação dos envolvidos no projeto.

O primeiro sorteado foi Diego Mendonça, e dia 06/03, quarta-feira que vem, será apresentado o tema durante aproximadamente 10 minutos e logo após iniciada a discussão.