segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Campanha de Doação de Alimentos

Durante a campanha de alimentos feita no X Ciclo de Seminários, arrecadamos 40 quilos e iremos comprar outros produtos e alimentos que são mais necessitados pela entidade escolhida para a doção, o Asilo Santa Clara. Situado no bairro Jardim Botânico, o abrigo foi fundado em 1963 e nele moram 28 idosas. Convidamos aos interessados visitar junto conosco o asilo, no dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 16h, partindo do Centro Politécnico - UFPR.

Entre em contato para realizar a visita: pet@cesec.ufpr.br ou (41) 3361-3247





Posted in
quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mostra "Morar Mais por Menos"



Até 28 de novembro, acontece em Curitiba a mostra Morar Mais por Menos. Este ano, a exposição, além de focar em soluções ambientalmente corretas e de bom custo/benefício, apresenta propostas como um apartamento compacto de 30 metros quadrados dentro dos padrões do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida, tema, este, da pesquisa em grupo que o PET Engenharia Civil realiza desde o início do ano.

O grupo PET visitará a mostra sexta-feira, às 15h30. Sortaremos, amanhã às 13h, um par de ingressos para os que nos seguirem no Twitter (http://twitter.com/petcivilufpr) e dê retweet na mensagem: "Eu estou concorrendo a um par de ingressos para a mostra "Morar Mais por Menos". Participe você também! #petcivilufpr".

Mais informações, entre no site http://www.morarmais.com.br/
Posted in

Conversa Afiada :: Previdência Social


Todo mês o PET Engenharia Civil realiza a atividade Conversa Afiada. No mês de novembro o tema escolhido foi "Previdência Social".

A atividade é aberta para todos que quiserem participar. Será realizada na Sala 2 - CESEC, ao meio dia, amanhã (quinta-feira).
Posted in
segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Finalização do X Ciclo de Seminários

No dia 19 de novembro finalizamos o X Ciclo de Seminários, cujo tema foi Urbanização de favelas: os desafios das cidades informais. Durante os quatro dias foram apresentados questões como o surgimento das favelas, projetos de reestrutração e os desafios encontrados na realização dos projetos.

As apresentações já estão disponíveis para download, na seção Biblioteca.


A décima edição contou com a participação de aproximadamente cinquenta alunos da graduação, não só de Engenharia Civil, mas também de outros cursos. Um questinário de avaliação foi aplicado no último dia para conhecer a opinião do público. A maioria informou que esse tema (urbanização de favelas) nunca foi abordado durante a graduação e que o enfoque social é pouco apresentado nas disciplinas do curso.

O grupo PET Engenharia Civil agradece a participação de todos e também aos que doaram 1 kg de alimento para a nossa campanha de arrecadação. Em breve divulgaremos a entidade a qual será feita a doação.
Posted in
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010

Palestra Técnica: Reforço com fibras de carbono para estruturas de concreto

O PET Engenharia Civil convida a todos os alunos a assistirem a palestra técnica com o Engenheiro Dr. Maurício Garcia sobre o tema Reforço com fibras de carbono para estruturas de concreto.

Data: 16/11/10
Horário: 19h10min
Local: PF07
Duração aproximada: 1 hora


Não é necessário se inscrever previamente, a inscrição será feita na hora.
Contamos com a presença dos alunos!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Atividade da Semana: Língua Estrangeira

O Projeto Língua Estrangeira é uma continuação do Leitura e Escrita, já apresentado no site. Os petianos traduzem suas resenhas para a língua estrangeira de maior conhecimento, e cada subgrupo realizará uma atividade com todos os integrantes relacionada a esse idioma, como apresentação de regra gramatical, vocabulário técnico, jogo etc.

Os objetivos desse projeto são: melhorar o acesso a informações científicas, contribuindo para a leitura de textos originalmente escritos em língua estrangeira, normalmente mais ricos que suas traduções, e possibilitar a redação de artigos científicos ou resumos em outro idioma, possibilitando a publicação em periódicos especializados, reforçando as atividades de pesquisa do grupo e divulgando o conhecimento adquirido no PET.

Confira algumas atividades apresentados na edição do semestre passado:

Phrasal Verbs, em forma de jogo, por Alexandre, Maria A. e Thamires;
The learn or loose game, um jogo sobre características pessoais, por Gabriel e Taiane;
PET Movies, um jogo mostrando a diferença entre os nomes de filmes originais em inglês e suas traduções, por Hugo e Jairo;
Deutsch Lernen, um jogo de memória sobre o uso de artigos na língua alemã;
Telefone sem fio, jogo de frases em inglês, por Paola e Ralph.


Posted in
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Engenharia Civil UFPR: 11º curso mais concorrido do Vestibular 2010/2011



Foi divulgada a relação dos candidatos por vaga do Processo Seletivo 2010/2011 da Universidade Federal do Paraná.

O curso de Engenharia Civil possui 1892 inscritos, dos quais 100 são treineiros no vestibular, para 149 vagas. Assim, a relação candidato/vaga é de 12,03, sendo o curso de engenharia mais concorrido e o 11º curso mais concorrido da UFPR.

Em 2009, a relação era de 8,91 e em 2008, 8,53. O valor aumentou consideralvente pois há dois anos o número de vagas para Engenharia Civil diminuiu de 176 para 166 vagas e neste ano a UFPR reservou 10% das vagas de cada curso para o ENEM, diminuindo para 149 vagas ao vestibular convencional.

Para acessar a relação de todos os cursos, clique aqui.