quinta-feira, 28 de outubro de 2010
quarta-feira, 27 de outubro de 2010

X Ciclo de Seminários: Urbanização de Favelas: Os desafios das cidades informais

O PET Engenharia Civil convida a todos a participarem do X Ciclo de Seminários, cujo tema é Urbanização de Favelas: Os desafios das cidades informais. O tema é relacionado ao Macroprojeto de 2010 do PET, Habitação de Interesse Social.

Estamos fazendo uma campanha de arrecadação de alimentos para doar para uma entidade carente, então traga 1kg de alimento na inscrição ou durante a semana do ciclo. Faça sua parte!


Data: 16 a 19 de novembro
Local: Auditório do CESEC
Horário: 12h
Inscrições: até 12 de novembro, na sala do PET
Participe!
Posted in

Conversa Afiada - O Segredo do Cérebro Humano



Toda última quinta-feira do mês, o PET Engenharia Civil realiza a atividade Conversa Afiada. Discussões sobre temas não necessariamente técnicos são debatidos com o objetivo de incentivar o poder de argumentação, defesa de ideias e senso crítico.

O tema do Conversa Afiada de outubro é "O Segredo do Cérebro Humano" e quem conduzirá a discussão será a Paola. Convidamos todos a participar, amanhã (28/10/10) ao meio-dia na sala 2 (CESEC).
Posted in
segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Participação na SIEPE


Na II SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada no período de 18 a 22 de outubro de 2010, aconteceram os eventos: 9° Encontro das Atividades Formativas – ENAF; 18° Evento de Iniciação Científica – EVINCI; 3° Evento de Iniciação Tecnológica – EINTI e o 9° Encontro de Extensão e Cultura- ENEC.
Na segunda e terça-feira, o PET Engenharia Civil participou no ENAF, apresentando o projeto Acompanhamento dos Calouros, que consiste em atividades realizadas na Semana do Calouro, CinePET, Matrícula com Calouros e Palestras Técnicas.
Na quarta-feira, o PET apresentou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão à todos os participantes do evento. 
Na quinta-feira, 4 integrantes do PET (Gabriel, Paola, Ralph e Taiane) apresentaram suas pesquisas científicas no EVINCI, cujos temas são:
Gabriel: Análises de vibrações induzidas por atividades humanas em estruturas de academia de ginástica;
Paola: Usinas de dessanilização de água;
Ralph: Panorama geral das fachadas de edifícios com oito ou mais pavimentos na cidade de Curitiba;
Taiane: Estudo térmico de estruturas de aço em situação de incêndio.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Atividade da Semana: Leitura e Escrita


O Leitura e Escrita é um projeto interno que ocorre semestralmente e possui como objetivos o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de síntese de informações, através da mediação entre a leitura e a escrita e o contexto científicocultural.

Cada aluno elabora uma resenha de até duas páginas sobre o texto indicado por professores ou outros profissionais de acordo com o interesse de cada um.
 Após a comunicação de cada petiano ao restante do grupo de qual o texto escolhido, subgrupos serão formados para que os alunos discutam os conteúdos lidos e analisem os textos, destacando a forma de escrita e questões gramaticais. Além disso, cada subgrupo escolhe uma regra gramatical é apresentada ao restante do grupo.

Confira os temas apresentados no semestre passado:
Sinônimos, por Joaquim, Paola e Ralph;
Concordância, por Alexandre, Maria Angélica e Thamires;
Formatação de trabalhos acadêmicos, por Paulo e Vanessa;
Reforma ortográfica, por Gabriel e Taiane;
Colocação pronominal, por Hugo e Jairo;




Com essa atividade, pretende-se, ainda, promover uma maior intimidade com a linguagem escrita acadêmica e o incentivo à pesquisa e ao conhecimento de novas áreas.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Palestra Divulgação de Programa de Pós-Graduação do ITA





O PET Engenharia Civil convida todos os alunos a participarem da palestra sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, que será ministrada pelo Professor Marcelo de Julio, da Divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Será uma ótima oportunidade para os alunos dos últimos anos conhecerem o programa de mestrado do ITA, do qual podem vir a participar em breve e também para os alunos dos primeiros anos conhecerem uma área diferente de atuação da Engenharia Civil.

O palestrante virá para Curitiba especialmente para esta palestra, pois conhece a qualidade dos alunos de Engenharia Civil da UFPR e gostaria de tê-los no programa de mestrado do ITA. As áreas de concentração do programa são Infraestrutura Aeroportuária e Transporte Áereo, áreas que precisam de bons profissionais.

Informações sobre a palestra:

Data: 19/10/10 (terça-feira)
Horário: 12h
Local: Auditório do CESEC

Não é preciso realizar inscrição.
Contamos com a presença dos alunos!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resultado Mãos à Obra



O projeto Mãos à Obra, realizado nos dias 4, 6 e 8 de outubro, foi um sucesso!

Participaram do projeto aproximadamente 50 alunos do primeiro ano de Engenharia Civil em duas aulas teóricas e na atividade prática para a construção de pequenas paredes de alvenaria. Os estudantes se dividiram em dez equipes e concorreram a melhor construção. Os professores Marcelo Medeiros e Laila Valduga realizaram a avaliação das paredes segundo vários critérios, como espessura das juntas, quantidade de argamassa utilizada (desperdício), tempo utilizado, prumo, nível, entre outros. A equipe vencedora foi "A Massa Corrige". Eles receberam, cada um, uma colher de pedreiro gravada com o nome da equipe. Parabéns aos integrantes Mário, Milena, Noan e Tatiana, e a todas as equipes!

Agradecemos a participação dos calouros e dos professores na realização desse projeto!

As fotos podem ser acessadas no link:
sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Atividade da Semana: Conversa Afiada



O PET Engenharia Civil realiza mensalmente o projeto Conversa Afiada. Tem como objetivos promover o aperfeiçoamento intelectual e estimular o pensamento crítico a respeito de assuntos importantes para a formação profissional e socialmente responsável.

Todo mês, um aluno pesquisa sobre um determinado tema e apresenta ao grupo. Durante a apresentação é realizada uma conversa sobre o tema, assim, todos podem expor suas opiniões, ouvir  e contribuir com a discussão.

Os encontros ocorrem toda última quinta-feira do mês, ao meio dia na sala 2, no CESEC. Participe!

Veja abaixo os temas do Conversa Afiada:

Setembro: Eleições - Taiane;
Agosto: Reuni - Marcos;
Junho: Células Sintéticas - Thamires;
Maio: A ditadura militar no Brasil - Ralph;
Abril: Censura na Internet - Hugo;
Março: ENADE pra quê? - Vanessa;
Fevereiro: Ciência Nazista - Diego.